Mais
×

Por que o amplificador não funciona mesmo com as luzes de alimentação ligadas?

Você está no palco na frente dos seus fãs pronto para agitar, liga o amplificador e o indicador de alimentação acende uma luz vermelha e brilhante. Depois disso, o violão é dedilhado mas não sai som no amplificador. O que fazer?

Você não conseguirá fazer o agito se não aumentar o som (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Verifique as conexões

A causa mais comum desse problema está na parte externa do amplificador. Assegure-se de que os pedais de efeito estejam ligados e conectados corretamente. Analise as coisas mais óbvias e verifique se a guitarra está conectada no amplificador, por exemplo. Com frequência, os sintonizadores cortam o caminho do sinal até o amplificador da guitarra. Caso tenha um desses, assegure-se de que esteja desligado.

Os cabos

Se estiver utilizando os pedais de efeito, ignore-os por um instante e conecte a guitarra diretamente no amplificador. Se ainda não sair som, experimente conectar com outro cabo. Se depois disso o som foi percebido, então o problema deve ser com o loop de efeito ou no cabo.

Botões de volume

Verifique os botões de volume no amplificador. Com certa frequência, eles acabam recebendo batidas enquanto o amplificador é carregado para dentro e fora do veículo. Verifique o volume master e os botões de ganho de todos os canais, pois pode ser que você tenha conectado em alguma entrada que não costuma utilizar. E, por fim, assegure-se de que o botão de volume da guitarra esteja alto.

Tubos

Se você tem um amplificador valvulado, assegure-se de que ele não esteja em modo de espera. Verifique os tubos, eles estão brilhando? Se não estiverem, precisam ser substituídos. Além disso, se a cor do tubo estiver diferente do comum, ele está falhando. O tubo pré-amplificador pode ser substituído no local, em caso de emergência, apesar que, se todos os tubos forem trocados de uma só vez, você terá melhores resultados. Os tubos de energia precisam estar inclinados, devendo ser substituídos por um técnico especializado.

As caixas de som

Os conectores das caixas de som às vezes se desconectam. Se o problema for com algum amplificador combo (aqueles em que o amplificador e a caixa de som estão na mesma unidade), desligue-o, retire-o da tomada e verifique se a caixa de som está conectada em sua respectiva entrada dentro do amplificador. Veja também se o cabo está conectado na caixa que está dentro do amplificador (existem dois grampos pequenos que conectam o cabo na caixa). Se o problema for com a pilha, certifique-se de ter conectado o topo no gabinete corretamente.

Problemas mais sérios

Contudo, se todas essas técnicas de resolução de problemas falharem, o seu amplificador precisa de conserto. Os problemas mais prováveis são: transformador estragado, fiação defeituosa ou as caixas de som queimadas. Sendo assim, peça um amplificador emprestado a um amigo para fazer o show e leve o seu para o conserto em alguma autorizada.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article