Por que meu amplificador de guitarra está zumbindo?

Escrito por chris newton | Traduzido por joão paulo diniz borges
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que meu amplificador de guitarra está zumbindo?
As guitarras elétricas podem causar zumbidos em amplificadores (electric guitar image by Jeffrey Zalesny from Fotolia.com)

Amplificadores de guitarra, como outros equipamentos elétricos, requerem manutenção regular para aumentar sua vida útil. Se seu amplificador é valvulado, verifique e substitua as válvulas regularmente, da mesma forma que troca as lâmpadas da sua casa. Se ouvir um zumbido estranho vindo de seu amplificador de guitarra, ele poderá ter vários motivos.

Outras pessoas estão lendo

Conexões e efeitos

Desligue seu amplificador e verifique se cada cabo está devidamente conectado, bem como o cabo de força. Se algo não estiver bem conectado, esta é a possível fonte do ruído. Certifique-se de que todas as conexões estejam seguras e firmes, ligue o amplificador novamente e, se o ruído continuar, remova qualquer pedal ou efeito dos conectores e ligue sua guitarra direto no amplificador. Se o barulho tiver desaparecido, então você tem algum cabo danificado em algum lugar e deve substituí-lo, ou seus equipamentos precisam de baterias novas ou há um outro problema. Aos poucos, retorne cada efeito, um por vez, até que o zumbido retorne. O último efeito que você adicionou antes do barulho retornar é o culpado. Você pode tentar cabos diferentes ou remover este efeito até ter a chance de examiná-lo. Lembre-se: quanto mais efeitos e conexões você tiver em seu equipamento, maiores as chances de ter problemas. É preciso apenas uma conexão ruim para fazer todo o equipamento ruir.

Solução de problemas

Visualize a possível solução de problemas da configuração para ver se consegue apontar a fonte do barulho. Leve seu equipamento para um outro cômodo e ligue-o novamente. Se o zumbido desaparecer, então a fonte de interferência era, provavelmente, o circuito elétrico ao qual você estava conectado originalmente. Se o ruído persistir, tente ligar outra guitarra, se possível. Se desaparecer, o problema é com sua guitarra. Se o problema continuar, tente um novo amplificador, caso seja possível, para ver se o problema é com seu amplificador. Se o barulho persistir com uma nova guitarra e um novo amplificador, tente mudar os cabos. Estes perdem performance ao longo do tempo e precisam ser substituídos a cada ano (dependendo de quanto você os utilizar). Se seu amplificador é valvulado, troque as válvulas e tente outra vez. Continue solucionando os possíveis problemas por tentativa e erro até chegar à origem do zumbido.

Ajustar níveis

Verifique se os níveis de seu amplificador estão regulados. Se o ganho, distorção ou volume estiverem acima do normal, esta pode ser a causa do ruído. Reduza os níveis e veja se a interferência desaparece. Caso contrário, esta não é a causa do problema. Observe também se seus efeitos de distorção não estão ligados. Eles têm um zumbido natural que você não consegue ouvir enquanto toca, mas, quando a guitarra está parada e o efeito está ligado, é possível ouvir um ruído em seu amplificador.

Condicionador de energia

Um condicionador de energia ajuda a regular a eletricidade que seu equipamento utiliza. Se você utiliza muitos eletrônicos em sua configuração, um condicionador de energia ajudará a controlar toda a eletricidade e eliminar ruídos indesejados que resultem da energia mal distribuída. Sem um condicionador de energia, é possível que tenha muita eletricidade no circuito da conexão, provocando interferência em seu amplificador, ou ainda um curto-circuito, caso ele não esteja fornecendo energia suficiente.

Alto-falantes

Verifique os cones de alto-falantes de seu amplificador. Se um deles estiver rasgado, rachado, amassado ou fora de lugar, esta poderá ser a causa do zumbido. Leve o amplificador para uma loja de reparos de equipamentos musicais para avaliar o dano. Se a avaria for mínima, pode ser consertado. Todavia, se houver um rombo muito grande no alto-falante, talvez tenha que ser substituído antes de voltar a funcionar. Para evitar rasgar ou danificar seus alto-falantes, compre uma caixa resistente para manter seu amplificador protegido quando for transportá-lo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível