×
Loading ...

Como fazer amplificadores usando lixo

Fazer amplificadores de guitarra com sucatas é um exercício divertido e gratificante. Caixas velhas de chocolate, placas de circuitos de computadores quebrado e até maços de cigarro podem ser usados como peças de um amplificador. O som não terá qualidade de estúdio, mas é uma boa escolha, se você quer praticar antes de botar um projeto mais caro em prática. O produto final será um amplificador barato, prático e único. Você não pode usar sucata para todas as partes, mas certamente economizará nas peças que não são eletrônicas.

Instruções

É possível fazer um amplificador com um maço de cigarros (cigarette packet image by Warren Millar from Fotolia.com)
  1. Planeje seu projeto. Independentemente do que você pode poupar, seu amplificador precisa de uma placa de circuito, uma fonte de alimentação e um alto-falante. Compre componentes de uma placa montada, já que arranjar todos eles pode ser um processo muito longo. O site de eletrônicos da Small Bear tem um acervo de peças especificamente para o uso em circuito de amplificadores.

    Loading...
  2. Faça uma lista de peças que você quer usar. Por exemplo, você pode usar uma caixa de alto-falante velha ou um radio como seu CAB. Se você tiver um computador antigo, pode obter a placa de circuito, os fios e fonte IEC. A empresa Smokey Amps usa maços de cigarro e mini alto-falantes para fabricar seus amplificadores.

  3. Tire tudo da placa de circuito. Se você está reutilizando a placa, vire-a e derreta todas as conexões soldadas com seu maçarico. Remova os componentes montados na placa e guarde-os. Limpe a placa com um pano seco e remova qualquer resíduo da solda.

    Tire uma placa de circuito de um computador antigo ou rádio (circuit board image by Andrzej Thiel from Fotolia.com)
  4. Coloque os componentes na placa de circuito. Siga um esquema simples para construí-la corretamente. Instale os capacitores, transistores, diodos e resistores. O site da Run Off Groove tem um diagrama de um circuito de amplificador de guitarra que é parecido com os circuitos usados pela Smokey Amps.

  5. Prepare o chassis. Pegue qualquer peça de sucata que estiver usando para ele e esvazie-o. Limpe com um pano seco. Se você estiver usando um rádio antigo, deixe o alto-falante. Se usar uma caixa de cigarros, meça o alto-falante e faça um buraco no topo da caixa para encaixá-lo.

  6. Instale a placa de circuito dentro do chassis. Solde-a à base, virada para cima. Conecte o clipe de bateria ou a fonte de alimentação IEC. Solde a entrada input à do terminal na placa.

  7. Encaixe o alto-falante e ajuste-o no buraco. Depois parafuse-o dentro do chassis. Solde o fio do terminal output na placa e conecte-os ao alto-falante.

Loading...

O que você precisa

  • Esquema
  • Placa de circuito vazia
  • Capacitores
  • Resistores
  • Transistores
  • Diodos
  • Fonte de alimentação IEC ou clipe de bateria de 9 volts
  • Alto-falantes
  • Chassis
  • Fio

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...