Como analisar a expressão facial das pessoas

Escrito por dan richter | Traduzido por ana luisa takahashi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como analisar a expressão facial das pessoas
Ler a expressão facial de uma pessoa pode ajudar você a entender qual o humor dela e como se comunicar melhor (Goodshoot RF/Goodshoot/Getty Images)

As expressões faciais são uma das formas mais comuns de comunicação não verbal no mundo. Elas são reações naturais, similares a um reflexo, que geralmente transmitem o que uma pessoa está sentindo internamente. Tais expressões são geralmente breves, durando apenas alguns segundos, apesar de que às vezes podem estar presentes por vários minutos. Há sete expressões básicas que são comuns de se recordar: felicidade, tristeza, raiva, medo, desprezo, surpresa e desgosto, além de várias outras menos comuns. Aprender como analisar e determinar as expressões faciais de alguém é uma habilidade que pode ser aprendida a partir de muita concentração e prática.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Espelho

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Dê uma olhada em um espelho, observando a sua face. Tente expressar emoções a partir do seu rosto e estude como seu rosto se contorce para cada emoção que você experimenta. Por exemplo, uma expressão de felicidade ou de contentamento geralmente irá consistir de um sorriso com os cantos dos lábios levantados, pálpebras enrugadas e rugas ao redor dos olhos. Ver a sua própria expressão e emoção facial irá ajudar você a melhor reconhecer as expressões faciais dos outros.

  2. 2

    Estude as expressões faciais dos outros na internet. Alguns websites, como CIO e Your Amazing Brain, oferecem testes sobre expressão facial que irão mostrar a você uma imagem estática de um rosto de uma pessoa, pedindo para você determinar que emoção está sendo mostrada. Fazer tais testes pode ser uma boa prática e ajuda você a se acostumar a analisar as expressões dos outros.

  3. 3

    Avalie a expressão facial de alguém com quem você interage. Tente avaliar a expressão dela o mais rápido que conseguir, visto que ela geralmente é fugaz. Estude as áreas do rosco como testa, narinas, olhos, lábios e sobrancelhas, assim como outras partes que irão trabalhar juntas para formar uma expressão. Por exemplo, uma pessoa que está brava pode cerrar a mandíbula, os lábios podem se juntar e ficarem finos, os olhos podem estreitar-se e as narinas podem se alargar.

  4. 4

    Considere a situação ao alcance quando avalia as expressões faciais. Pergunte a você mesmo se a emoção aparente da pessoa combina com o humor dela. Por exemplo, se você acabou de se despedir alguém de seu trabalho e ele possui um sorriso em seu rosto, essa pessoa pode estar sorrindo para cobrir suas emoções de desapontamento ou raiva. Olhar para a sobrancelha dela ou o quão tensa a mandíbula está, entretanto, ajudará a ver através do sorriso e a determinar o que esse alguém realmente sente. Se a expressão dele durar mais do que alguns segundos, isso geralmente significará que ele está tentando enganar os outros.

  5. 5

    Ler expressões faciais poderá ajudar você a determinar qual emoção uma pessoa está sentindo e não o porquê. Quando se trata de emoções, você pode apenas supor o porquê que alguém se sente daquele jeito. Nunca acuse alguém de sentir de algum modo. Ao invés disso, gentilmente diga algo como "Você disse que está bem, mas suas expressões me dizem o contrário. Você tem certeza de que não está desapontada?".

Dicas & Advertências

  • Olhe para a parte superior do rosto de uma pessoa quando estiver avaliando a expressão facial. Geralmente, a parte superior tal como os olhos e a testa é difícil de controlar. Se alguém está tentando aparentar feliz quando, na verdade, está triste ou nervoso, será difícil para ele manter uma expressão alegre por muito tempo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível