×
Loading ...

Como analisar um histograma

Atualizado em 17 abril, 2017

Um histograma é uma representação gráfica de uma distribuição de frequência. Os dados são divididos em intervalos de classe e indicados por retângulos, que são feitos no eixo X. No eixo Y, o analista traça as frequências dos dados. Cada um dos retângulos representa o número de frequências que estão dentro de um intervalo de classe particular.

Instruções

Os histogramas representam os dados por meio de retângulos (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Analise o histograma para verificar se ele representa uma distribuição normal. Depois de traçadas todas as frequências no histograma, será possível perceber sua forma. Se ela se assemelhar a uma curva de sino, isso significa que suas frequências são igualmente distribuídas. O histograma terá um pico, que representa os valores mais elevados dos dados. Nesse tipo de distribuição, ambos os lados do pico têm números de frequência de dados praticamente iguais. Por exemplo, se uma empresa estiver usando o histograma para entender as preferências dos clientes em duas opções diferentes, uma distribuição normal representaria que a maioria dos clientes são indiferentes.

    Loading...
  2. Analise o histograma para ver se ele representa uma distribuição assimétrica. Um histograma desse tipo, como o próprio nome sugere, tem uma forma assimétrica. Todas as frequências encontram-se em um dos seus lados. As distribuições se encontram tanto do lado direito como do lado esquerdo do pico. Através desse diagrama, o analista sabe de que lado do histograma ele deve se concentrar. Por exemplo, se uma empresa está estudando a tolerância dos clientes com relação às mudanças de preços, com esse tipo de histograma será possível ver a evolução dos preços que são mais aceitáveis.

  3. Analise o histograma para verificar se ele representa uma distribuição bimodal. Nesses tipos de histogramas, há dois pontos de pico representando os valores mais elevados. Por exemplo, uma empresa pode estar avaliando os níveis de produtividade dos trabalhadores em diferentes horas do dia. O estudo pode revelar que os trabalhadores são mais produtivos às 9 horas da manhã e às 4 horas da tarde. Portanto, haveria dois picos no histograma.

  4. Verifique se o histograma representa uma distribuição truncada. Eles se assemelham muito aos histogramas de distribuição normal, com suas extremidades cortadas. Por exemplo, uma empresa pode estar realizando verificações de qualidade sobre os estoques de matéria-prima, e é possível que não haja nenhum resultado nos limites extremos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...