×
Loading ...

Como analisar uma notícia de jornal

Atualizado em 17 abril, 2017

É possível desenvolver a competência de analisar uma notícia. Os escritores devem ser objetivos, mas as opções pessoais e certos preconceitos às vezes afetam os artigos; esses traços, por sua vez, podem afetar a atitude e o comportamento do leitor. O leitor prudente aprenderá como descobrir as técnicas jornalistas e será capazes de ler o material objetivamente. Esse processo é importante para analisar corretamente uma notícia.

Instruções

Os jornais contêm notícias importantes (news to read. image by bluefern from Fotolia.com)

    A estrutura do artigo

  1. Verifique as credenciais ou plano de fundo do jornalista que escreveu a matéria que lerá, se for possível. Faça a si mesmo as seguintes perguntas: O autor é famoso? Ele é conhecido pelo preconceito? Ele faz parte de um partido político ou organização em especial? Ele está escrevendo uma opinião que só é aceitável em um editorial ou coluna, ou é um relato factual da notícia?

    Loading...
  2. Estude a estrutura da pirâmide invertida que muitos jornalistas usam. Olhe a manchete. Ela dá uma ideia sobre o tema do artigo? Leia o primeiro parágrafo, conhecido como o principal. Procure pelo ponto central da história ou pelo resumo das principais ideias. Veja se foi o suficiente para te manter interessado na leitura do resto do artigo. Procure pelas ideias menos importantes que costumam aparecer a seguir.

  3. Encontre as cinco respostas. As que respondem as perguntas Quem? O quê? Onde? Quando? e Por quê?. Anote isso no caderno para compreender melhor o ponto principal do artigo. Consulte a lista durante a leitura para que sirva de lembrete. Enfatize o "Quem?". Quem é o foco da história? Pense sobre o "O que". O que aconteceu para que essa história fosse digna de ser relatada.

  4. Veja se é um fato ou opinião. Um artigo deve ser baseado em fatos quando se trata de estatísticas, estudos e autorizados reforçando uma decisão. Por sua vez, um artigo de opinião é baseado na emoção ou na experiência pessoal, e não pertence a um jornal. Aprenda a distinguir entre esses dois tipos.

  5. Analise os conflitos ou problemas discutidos. Pergunte a si mesmo se o leitor o está educando com fatos ou está tentando fazê-lo pensar de uma certa maneira, ou seguir a ação que ele considera correta. Observe ambos os lados do argumento e analise as soluções propostas, caso elas existam. O artigo tinha informações o suficiente para servir como alicerce para as próprias ideias?

  6. Estude os gráficos ou fotos, se existirem. Pergunte a si mesmo se estão claras. Elas representam de maneira adequada e justa o que deveriam ilustrar? Veja se as fotos não foram cortadas para encobrir materiais desfavoráveis.

  7. Anote no caderno quaisquer palavras que não conheça; procure-as em um dicionário. Para reforçar e compreender as definições, leia novamente as sentenças em que essas palavras aparecem.

  8. Leia outro jornal que contenha a mesma notícia. Veja se foram tratadas de forma similar. Analise as diferenças antes de aceitar qualquer uma delas como correta.

Loading...

O que você precisa

  • Jornal
  • Caderno
  • Dicionário

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...