Como analisar um plano de aula usando diferentes teorias

Escrito por meredyth glass | Traduzido por allisson ester de paiva
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Como analisar um plano de aula usando diferentes teorias
A Teoria de Regulação encoraja participação ativa dos estudantes nos planos de aula (Digital Vision/Photodisc/Getty Images)

Existem muitas teorias para facilitar o desenvolvimento de planos de aulas significativos. Pesquisas sobre desenvolvimento cognitivo e teorias de aprendizado podem ser aplicadas para maximizar o aprendizado em sala de aula. A análise de planos de aula usando múltiplas teorias garante uma abordagem equilibrada para a aplicação de pesquisa clínica.

Nível de dificuldade:
Desafiante

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Instruções

    Pré-avaliação e seleção da habilidade alvo

  1. 1

    Entenda que um plano de aula efetivo é construído sobre o conhecimento existente do aluno. Determine como seu plano de aula avalia o atual entendimento do aluno com relação à habilidade alvo.

  2. 2

    Use os estágios de desenvolvimento de Piaget para garantir que sua habilidade alvo seja apropriada para o atual nível de abstração, e habilidade de processamento lógico do aluno.

  3. 3

    Avalie os interesses do aluno. Lembre-se de que o construtivismo, o aprendizado baseado no cérebro e a regulação enfatizam o aprendizado personalizado e contextualizado, para maximização do interesse, retenção e profundidade do aprendizado. Logo, as habilidades alvo devem ser construídas sobre o conhecimento já existente de modo significativo e pessoal para o aluno.

    Atividades

  1. 1

    Avalie atividades baseadas no engajamento ativo do aluno. O construtivismo, aprendizado baseado no cérebro, a regulação e Piaget enfatizam imersão ativa nas aulas. Procure por diferentes atividades em grupo, aplicações no mundo real das habilidades alvo, e uso ativo de todos os ambientes estudantis disponíveis.

  2. 2

    Dê tempo para os alunos observarem a tarefa objetivo bem executada. A aprendizagem observacional e social enfatiza que imitação tem um papel importante no aprendizado, e enfatiza também a necessidade de uma forte presença de modelos durante todo o processo de ensino.

  3. 3

    Pense no papel do professor. Recomendações para o papel do professor variam de acordo com a teoria, o que fornece à você a flexibilidade necessária para personalizar o seu plano de aula, de acordo com as necessidades de seus alunos. Por exemplo, a cognição social recomenda uma abordagem "scaffolding", ou instrução assistida, na qual o professor ajusta ativamente as instruções durante toda a aula, enquanto a criança aprende. Isso contrasta com a regulagem, que enfatiza a responsabilidade do estudante no aprendizado.

    Avaliação final

  1. 1

    Avalie o sucesso da aula desafiando alunos a aplicar o que eles aprenderam em novas situações. Por exemplo, Piaget sugere que aulas bem preparadas, permitem ao aprendiz usar a nova informação para aumentar a complexidade de sua compreensão mental do mundo. Logo, a habilidade de aplicar a informação em situações originais sugere que a informação é aprendida, e não simplesmente memorizada.

  2. 2

    Considere usar auto-avaliação ao invés de testes formais. O construtivismo, e o aprendizado baseado no cérebro, sugerem que ferramentas de auto-avaliação aumentam o conhecimento do aluno de seu próprio processo de aprendizado. Elas também ensinam o aluno a se auto monitorar, o que encoraja hábitos de aprendizado para toda a vida.

  3. 3

    Use padrões absolutos ao invés de "curvas" quando notas formais são exigidas. A Teoria de Regulação sugere que alunos internalizam as aulas melhor quando comparados a padrões absolutos, ao invés de compará-los a outros alunos. Entretanto, tanto a teoria do aprendizado observacional, quanto a teoria da cognição social, chamam a atenção para o fato de que, ambientes ou métodos de ensino inapropriados para o aprendizado podem resultar em avaliações inadequadas.

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