×
Loading ...

Como analisar os problemas de uma placa de um circuito eletrônico

Atualizado em 29 julho, 2018

Analisar os problemas de uma placa de circuito é uma tarefa desafiadora. A primeira coisa a ser feita quando se verifica uma com defeito é dar uma olhada geral. Você pode encontrar um fio partido ou partes faltantes. Em seguida, estude os diagramas do circuito para entender como ele funciona e quais sinais esperar. Ligue-o e teste-o com um osciloscópio. Ele irá revelar o que está funcionando e o que não está.

Instruções

Analisar uma placa de circuito pode ser trabalhoso (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Procure pistas visuais na placa de circuito. Peças sobrecarregadas podem mostrar marcas óbvias de queimadura. Um fusível de vidro ficará escuro se for queimado. Examine o lado das trilhas para ver se há marcas de queimaduras, bolhas de solda soltas e trilhas quebradas.

    Loading...
  2. Estude o diagrama e entenda os tipos de sinais que você deve esperar encontrar na sua placa de circuito. Determine quais tensões, frequências e as formas de onda que são produzidos em cada ponto da placa.

  3. Ligue o seu osciloscópio. Conecte o clipe de aterramento de sua sonda a um ponto de aterramento na placa de circuito.

  4. Ajuste o osciloscópio para a velocidade de varredura que trabalhe melhor com as frequências emitidas de seu circuito. Ajuste o alcance da tensão do canal de entrada do seu aparelho para que ele corresponda com as indicações em seu diagrama. Defina o acoplamento do canal para corrente direta e zere o traço horizontal.

  5. Ligue o seu circuito. Encoste a ponta da sonda do osciloscópio nos vários pontos determinados no primeiro passo. Caminhe por todo o circuito, a partir da fonte de alimentação passando por todos os pontos de geração e amplificação de sinal. Ao olhar para a energia, observe que as variações da tensão que aparecerem no osciloscópio serão as especificadas pelo diagrama. Se qualquer parte do circuito estiver irregular ou inoperante, ele irá revelá-la rapidamente.

Loading...

Dicas

  • As taxas de varredura do osciloscópio são o inverso das frequências. Por exemplo, uma taxa de 1 milissegundo irá mostrar um ciclo de sinal com 1000 hertz.

Aviso

  • Sempre tenha cuidado com tensões perigosas. Evite trabalhar em televisores ou equipamentos equipados com tecnologia de tubo, a menos que você tenha treinamento.

O que você precisa

  • Diagrama
  • Esquema ou manual de serviço

Referências

Loading ...
Loading ...