×
Loading ...

Como analisar a viabilidade de um projeto

A análise de viabilidade é o primeiro passo para determinar a eficácia de um novo projeto. Ela examina as restrições — custo, qualidade, tempo e escopo — envolvidas em um projeto antes que ele possa ser concluído com sucesso. Esses fatores são úteis para determinar é desejável prosseguir com um projeto proposto. Um empreendimento factível pode suportar riscos, gerar lucros e permanecer viável a longo prazo.

Instruções

Uma boa análise de viabilidade leva ao sucesso de um projeto (Ryan McVay/Lifesize/Getty Images)
  1. Investigue as várias maneiras de organizar o projeto e vender o produto. Uma análise de viabilidade destina-se a explorar vários métodos de dar seguimento a um projeto antes de determinar a maneira mais eficiente e efetiva de abordá-lo.

    Loading...
  2. Determine o custo do projeto, incluindo trabalho, treinamento e despesas a longo prazo. Um projeto depende de estimativas razoáveis dos custos e períodos de tempo, além de expectativas realistas e procedimentos efetivos de gestão. Estime o valor que o projeto adicionará aos negócios em geral.

  3. Avalie o mercado para determinar a viabilidade do produto que está desenvolvendo. Descubra se há suficientes oportunidades no mercado para merecer seus investimentos. Caso contrário, não é necessário prosseguir com a análise de viabilidade, muito menos com o projeto.

  4. Conduza uma análise de risco examinando as qualificações dos funcionários, seu nível de experiência e conhecimento técnico. Qual é a competência da equipe? Estes são fatores que ajudam a determinar se um projeto pode ser bem-sucedido. As pessoas que financiam novos empreendimentos também examinam a competência da equipe antes de tomar a decisão de investir.

  5. Tabule os possíveis cenários do projeto. Quais são as implicações, os pontos fortes e fracos de cada um no final da análise? Examine todas as opções estreitando o âmbito do projeto a duas ou três alternativas. Então, verifique minuciosamente a análise de viabilidade e seus pressupostos básicos para garantir que sejam razoáveis. Se achar que o plano é atingível, continue com o projeto.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...