Análise da indústria de padarias

Escrito por jonathan roe | Traduzido por marina costa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Análise da indústria de padarias
A análise da indústria de padaria mostra um lucro líquido médio que normalmente não cobre o custo de capital (Media Bank/Photos.com/Getty Images)

A análise das Cinco forças de Porter é muito útil quando tenta-se entender o ambiente competitivo de certa indústria. Essa analise envolve olhar para a competição interna; as barreiras para a entrada; o poder de barganha, tanto dos consumidores quanto dos vendedores; e para os substitutos dos bens produzidos. Aplicada à indústria de padarias, a análise mostra um lucro líquido médio que normalmente não cobre o custo de capital, o que se deve a baixas barreiras de entrada e a uma facilidade de produção e de acesso aos ingredientes.

Outras pessoas estão lendo

Rivalidade Interna

Há muitos jogadores na indústria de padaria. As quatro maiores empresas controlam uma quantidade estimada de 11,7% do mercado. Essa indústria é caracterizada por muitas padarias pequenas, mas tem havido tendência recente à consolidação de economias de maior escala. Os negócios competem com preço, qualidade, diferenciação e relações com os fornecedores chave.

Barreiras para a Entrada

As barreiras para entrar nessa indústria são baixas. Economias de escala são beneficiais, mas não necessárias para obter sucesso na indústria. Como resultado, pequenos negócios podem entrar na indústria com um capital relativamente baixo. Os dois principais determinantes do sucesso de uma nova empresa são as habilidades dos líderes de adquirir canais de distribuição o suficiente para cobrir custos operacionais e de construir uma marca de reconhecimento e lealdade. Canais de distribuição tipicamente envolvem "outlets", como supermercados e lojas de conveniência, e podem ser mais facilmente adquiridos se a padaria tiver uma marca estabelecida ou os recursos de marketing necessários para criá-la.

Compradores

Compradores de produtos de padaria, do mesmo modo que os de supermercados, lojas de conveniência e cadeias de hotel, são capazes de apropriar-se de muito lucro devido ao grande número de pequenas padarias que estão competindo para encontrar saídas para os seus produtos. Como resultado, compradores conseguem preços baixos e descontos por volume. Apenas competidores grandes, como a Kraft,o Kellogg, a Yamazaki Baking e o Grupo Bimbo, têm o poder de nivelar o campo de negociação e alcançar uma distribuição de lucros mais balanceada.

Suprimentos

Fornecedores não têm muito poder de negociação na indústria de padaria, devido ao fato de que os mercados para os seus produtos são bem desenvolvidos e à natureza comoditizada do que estão vendendo. Padarias podem ser afetadas por variações de preços das matérias primas, mas essas variações são o resultado de determinantes globais de fornecimento e demanda, e não do poder de negociação dos fornecedores.

Substitutos

Existem muitos substitutos para produtos de padaria. Cerais para café da manhã, arroz e batatas são todas alternativas viáveis, e os indivíduos podem também fazer todos os produtos de panificação que quiserem em casa. Padarias dependem de preço e conveniência para evitar que as pessoas deixem de ser clientes e passem a trocá-los por substitutos ou resolvam fazer os seus próprios produtos em casa.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível