O que é a análise industrial?

Escrito por osmond vitez | Traduzido por tradutor em demand media studios
O que é a análise industrial?
A análise industrial é uma ferramenta estratégica de mercado utilizada pelas empresas para determinar se elas querem ingressar no mercado de um produto ou serviço (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

A análise industrial é uma ferramenta estratégica de mercado utilizada pelas empresas para determinar se elas querem ingressar no mercado de um produto ou serviço. A administração da companhia deve analisar cuidadosamente vários aspectos da indústria para determinar a possibilidade de geração de lucro com a venda de bens e serviços do mercado. A análise dos fatores econômicos, da oferta e da demanda, dos concorrentes, das condições futuras e dos regulamentos governamentais ajudará a gestão a decidir se ingressa em uma indústria ou investe o dinheiro em outro lugar.

Fatores econômicos

Os fatores econômicos de análise industrial incluem as matérias-primas, as margens de lucro esperadas e a interferência de bens substitutos. O custo das matérias-primas é um fator importante na análise, porque bens excessivamente caros não serão vendidos em um mercado estabelecido. As margens de lucro estão intimamente ligadas aos custos de materiais, pois o oferecimento de descontos ou os preços de venda reduzirão os lucros das empresas e diminuirão a entrada de caixa para a atividade de produção futura. Os bens substitutos permitem que os consumidores comprem um bem mais barato com um desempenho relativamente igual ao item original.

Oferta e demanda

A análise da oferta e da demanda ajuda a gerência a entender se os consumidores estão suficientes dispostos a comprar mais bens em uma indústria. Se a demanda for alta e a oferta for baixa, uma empresa pode estar disposta a ingressar no mercado e oferecer produtos próximos do preço de mercado para ganhar uma vantagem competitiva na indústria. A tendência de queda da demanda indica que uma indústria está vendendo excessivamente e os novos concorrentes provavelmente perderão dinheiro, porque os consumidores não estão interessados ​​em bens ou serviços atuais.

Concorrentes

O número de concorrentes é um fator importante para uma análise industrial adequada. Se existirem poucos concorrentes em um mercado, eles podem cobrar dos consumidores preços mais altos por causa da disponibilidade limitada de produtos ou serviços. À medida que novos concorrentes entram no setor, as empresas existentes podem baixar os preços para manter a sua atual quota de mercado; os concorrentes mais novos podem não ser capazes de equiparar esses cortes de preços se os custos dos produtos forem muito altos. Conforme as indústrias contraem, os produtores ineficientes são forçados a sair.

Condições futuras

Mesmo que os gestores da empresa não possam prever o futuro de uma indústria, eles podem tentar determinar a posição da indústria no ciclo corporativo. Se a indústria estiver em um estágio de mercado emergente, as empresas podem ingressar no setor e esperar pela geração de lucro proveniente do aumento da demanda do consumidor. Se a indústria estiver em um estágio de estabilização, apenas os produtores mais eficientes, com os menores custos, podem continuar alcançando lucros. No final de um ciclo corporativo, a demanda está em declínio e os produtores deixam a indústria em busca de mercados mais rentáveis.

Regulamentações governamentais

Algumas indústrias têm regulamentos mais rígidos ​​ou impostos do que outras, que devem ser considerados pelas empresas que procuram ingressar em novos mercados. Os impostos e outras taxas governamentais aumentam o custo das transações corporativas, o que corrói os lucros auferidos pelas empresas. A compreensão exata da quantidade de regulamentação governamental em uma indústria ajuda a gerência a determinar se as margens de lucro esperadas representarão um retorno alto o suficiente para cobrir esses custos.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível