Mais
×

Análise SWOT de avaliações de desempenho

Atualizado em 23 março, 2017

Uma avaliação de desempenho é uma avaliação formal do desempenho de trabalho de um indivíduo em um determinado período de tempo. Essa ferramente mede fatores como eficiência, aumento na produtividade e progresso em direção aos objetivos individuais ou de um departamento. Uma análise SWOT, do inglês Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças), faz uma análise desses aspectos de um determinado assunto.

Avaliações de desempenho podem identificar talentos para as assumir posições executivas importantes (Group of business people working together in the office.. image by Andrey Kiselev from Fotolia.com)

Forças

Avaliações de desempenho podem fornecer feedback significativo de funcionários para ajudá-los a melhorar pessoal e profissionalmente. Gestores e funcionários que usam esse processo de avaliação para definir metas de desempenho podem melhorar a produtividade dos recursos humanos ao longo do tempo. Fazer do desenvolvimento pessoal uma prioridade no seu departamento de recursos humanos também pode ajudar a desenvolver uma profunda lealdade em sua força de trabalho. Avaliar o desempenho individual e de grupos também pode ajudar a garantir que aumentos salariais e outros incentivos sejam igualmente distribuídos entre os que obtiveram um desempenho superior, em vez de fazê-lo baseado em política, nepotismo ou tempo de serviço.

Fraquezas

Avaliações de desempenho devem ser feitas por pessoas, que inevitavelmente deixam margem para erros humanos. Usar pessoas para avaliar e julgar outras envolve uma série de desafios, como influências políticas e emocionais, bem como questões interpessoais. Mesmo quando os gestores realmente pretendem agir imparcialmente em suas avaliações, algumas deficiências humanas, como a propensão em colocar mais ênfase em eventos recentes que em eventos antigos, podem enviesar o resultado da avaliação. Empresas podem neutralizar o elemento humano do processo exigindo que os gestores mantenham registros e os anexe às avaliações para sustentar seus resultados. Solicitar feedback de mais de uma pessoa em uma avaliação também ajuda a mantê-las justas, reduzindo as influências pessoais nos resultados finais.

Oportunidades

Avaliações de desempenho baseadas em registros podem ajudar as empresas a identificar funcionários em ascensão, permitindo que os mais esforçados, dedicados e talentosos sejam escolhidos para assumir posições mais importantes ou mesmo treiná-los para assumir a liderança executiva. As avaliações também dão às empresas a oportunidade de reduzir os custos continuamente, melhorando a eficiência nas operações.

Ameaças

As fraquezas do processo de avaliação podem introduzir ameaças ao processo. Caso o funcionário ache que está sendo tratado de maneira injusta em uma avaliação, especialmente se aumentos salariais estiverem envolvidos, eles podem ficar extremamente insatisfeitos. Um sistema de avaliação de desempenho impreciso pode levar ótimos funcionários a deixarem a organização ou espalhar descontentamento através da rede de comunicação informal da empresa.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article