on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Análise SWOT de uma faculdade

Uma análise SWOT detalha as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de uma organização. É uma ferramenta utilizada para avaliar as vantagens e deficiências potenciais de planos de negócios, marketing e estratégia, de novos empreendimentos e até mesmo da contratação de novos funcionários, além de muitas outras aplicações.

A análise SWOT examina as vantagens e as desvantagens dos planos de marketing (old naval college in greenwich image by thomas owen from Fotolia.com)

Forças

A seção de forças de uma análise SWOT deve analisar a situação interna de uma organização. Nessa parte, uma faculdade deve identificar os pontos fortes que possui internamente. Por exemplo, algumas faculdades citam nessa seção: alta quantidade de matrículas, alta retenção de estudantes, baixa quantidade de alunos por professores, alta taxa de alunos que completam o curso, corpo docente experiente e eficaz e ambiente acadêmico competitivo.

Loading...

Fraquezas

A seção de fraquezas também analisa questões internas de uma organização. Nessa parte, uma faculdade deve identificar os pontos fracos internos, por exemplo: baixas taxas de alunos que saem empregados, alta rotatividade de funcionários e professores, falta de estacionamento para estudantes, notas baixas e pouco reconhecimento do nome da instituição.

Oportunidades

A seção de oportunidades se volta para o ambiente externo da empresa. As oportunidades incluem fatores externos que podem levar ao crescimento ou aperfeiçoamento da organização. Nessa parte, uma faculdade deverá identificar as oportunidades de crescimento ou melhoria. Por exemplo, algumas faculdades citam: grande comunidade de ex-alunos, capacidade de escritório instalada não utilizada, seminários e convenções de treinamento e universidades concorrentes retirando programas de graduação ou reduzindo o tamanho de suas turmas.

Ameaças

A seção de ameaças se volta também para o ambiente externo de uma organização. As ameaças implicam fatores externos que podem causar atrofia, dano ou declínio. Nessa parte, uma faculdade deve identificar as ameaças que possam prejudicar o crescimento ou o "status quo" atual, como: crescimento de outras faculdades concorrentes menores, desgaste e depreciação das instalações acadêmicas, altos custos de cuidados com a saúde, insatisfação dos alunos, situação econômica do país negativa, aumento dos cursos on-line ou diminuição dos alunos do ensino médio.

Construindo uma análise SWOT

Com os pontos fortes e fracos, as oportunidades e as ameaças identificados, compile as informações levantadas em um gráfico. Uma análise SWOT deve ser apresentada por meio da construção de um gráfico com as forças listadas na parte superior esquerda, as fraquezas na parte superior direita, as oportunidades na parte inferior esquerda e as ameaças na parte inferior direita.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...