Como fazer a análise SWOT de uma loja de joias

Escrito por eric feigenbaum | Traduzido por tamara loebe
Como fazer a análise SWOT de uma loja de joias
Lojas de joias podem se beneficiar do planejamento estratégico (ring image by Xandros from Fotolia.com)

Possuir ou operar qualquer negócio requer um momento de recuar e olhar para o quadro geral. A conscientização e a estratégia são fundamentais para o sucesso, principalmente para um pequeno negócio como uma loja de joias. Um planejamento popular é análise das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças (SWOT).

Para alguém que tem uma loja de joias há um tempo, uma análise SWOT pode ser um exercício rápido. Para aqueles que estão entrando no negócio ou pensando em adquirir uma loja de joias, pode levar algum tempo para pesquisar e analisar o mercado local para obter os melhores resultados de uma análise SWOT.

Instruções

  1. 1

    Desenhe quatro quadrantes em um bloco de papel. Identifique os quadrantes como: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

  2. 2

    Liste as forças do seu negócio no primeiro quadrante. Estas podem incluir localização, preço, qualidade de pedras preciosas e outros materiais preciosos, seleção de ambos os estilos e tipos de peças, qualidade do serviço, solidez financeira, base de clientes e itens especiais que você possa ter.

    Você tem uma vasta seleção de anéis de noivado? Tem reservas de dinheiro para fazer compras maiores e aproveitar as melhores ofertas dos atacadistas? O seu nome e reputação na comunidade são melhores do que os outros joalheiros?

    Liste o máximo de itens que você encontrar.

  3. 3

    Escreva os pontos nos quais sua empresa não vive de acordo com seu potencial ou tem desvantagens no quadrante "fraquezas". Estes podem incluir a falta de recursos financeiros, mau desempenho, localização, o fato de ser uma empresa nova, imagem antiquada, excesso de estoque, os problemas de fluxo de caixa, funcionários ruins e problemas de segurança.

    Faltará dinheiro para sobreviver se as vendas estagnarem, pois seu inventário é muito caro? Você é capaz de comprar bons diamantes? Tem a segurança para proteger o seu inventário? Você pode confiar em seus funcionários? Seu seguro é suficiente para cobrir perda ou roubo?

    Seja honesto com você mesmo, mesmo que seja difícil ou doloroso.

  4. 4

    Na seção de "oportunidades", destaque as possibilidade para o seu negócio. Estas podem incluir não apenas as áreas onde você acredita que pode superar as fraquezas, mas também opções estratégicas de mercado. Se um joalheiro próximo está saindo do negócio, conquistar seus clientes pode ser uma oportunidade.

    Outras opções podem incluir mudança de local, outras novas empresas estão trazendo clientes para sua área, recuperação econômica, benefícios ou incentivos fiscais, descontos disponíveis de fornecedores e superar os pontos fracos discutidos.

  5. 5

    Escreva as possíveis dificuldades ou problemas no quadrante "ameaças". Estas estão relacionadas, principalmente, ao seu mercado. Talvez um outro joalheiro esteja se mudando para a área ou os níveis de segurança de seu bairro caíram; também pode ser que os seus clientes ou possíveis clientes não tenham mais dinheiro para gastar; talvez os gostos tenham mudado.

    Pense sobre a sua concorrência e mudanças econômicas ou de logística.

Dicas & Advertências

  • Certifique-se de observar todos os fatores em seu ambiente. Às vezes, ao cuidar de um negócio, é fácil esquecer-se de se manter competitivo. Você pode usar jornais, câmara de informações de comércio, associações industriais, publicações específicas da indústria e networking dentro de sua comunidade para ajudá-lo a obter mais informações.
Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível