O que é análise volumétrica?

Escrito por jacklyn dephoff | Traduzido por ingrid marçal
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é análise volumétrica?
A química quantitativa é um ramo da ciência que estuda e diferencia a matérias em nível molecular e químico (Jack Hollingsworth/Photodisc/Getty Images)

A química quantitativa é um ramo da ciência que estuda e diferencia matérias em nível molecular e químico por meio de exames laboratoriais e equipamentos para mostrar resultados visíveis. A análise volumétrica é um dos testes laboratoriais utilizados na química quantitativa para mostrar a relação da composição de uma molécula e a maneira como elas reagem às substâncias. Essa análise é chamada também de titulação volumétrica, porque todos os experimentos executados por esses métodos de análise são completados por reações de titulação.

Outras pessoas estão lendo

Análise volumétrica

A análise volumétrica é um método usado para determinar as diferenças químicas e os princípios das reações redox (redução-oxidação) entre moléculas. Os elementos químicos sob esse tópico são classificados com base nos resultados obtidos pela titulação.

Titulação

O processo de criação de uma equação de equilíbrio químico "in vitro" é chamado de titulação. Esse processo, geralmente, usa um balão volumétrico, por isso é chamado de titulação volumétrica. Existem três tipos de titulação volumétrica, que são classificadas com base na taxa de reação. O método de titulação direta é um processo de titulação composto por uma única etapa. O método indireto envolve um processo de titulação composto por duas etapas. O método de titulação por retorno tem um processo com três etapas.

Princípio

O princípio envolvido em todos os métodos de titulação consiste em equilibrar uma reação química, tal como a obtenção de ácido base e base de equilíbrio. O mais importante é atingir o ponto final, independentemente dos passos envolvidos no processo. Portanto, não importa se a reação química é processada usando o método de titulação direta, indireta ou por retorno, pois todos levarão ao mesmo ponto equivalente.

O processo

A titulação começa por meio da preparação de duas soluções, o analito e o titulante.

Adicione um indicador para o analito e, em seguida, adicione a solução titulante gota a gota, até que o analito mude de cor.

Analito O analito é uma base fraca ou ácido. Sua estrutura é feita a partir de qualquer composto que pode ser convertido para um ácido forte ou uma base forte.

Titulação A titulação é um ácido forte ou uma base forte que é lentamente adicionada ao analito até ele atingir um nível de alteração visível na cor da solução em observação.

O que é análise volumétrica?
Mudança de cor ao atingir o equilíbrio

Ponto final

Ponto final Essa é a dica para saber se o analito atingiu a quantidade mínima permitida para reagir com o titulante.

Indicador É o marcador de pH adicionado à substância que desencadeia uma alteração de cor quando o equilíbrio é alcançado. Ele deve ter uma concentração de ácido/base mais fraca que a do analito.

Importância

A análise volumétrica é aplicada a testes laboratoriais para analisar e explicar as mudanças químicas desconhecidas que ocorrem dentro do nosso corpo. É um teste para compreender os complexos padrões de aminoácidos e seus comportamentos de DNA relacionados. A saponificação (fazer sabão), o processo de extração e padronização também passam por métodos de titulação. Esses são apenas alguns na lista interminável de aplicações e importâncias da análise volumétrica.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível