on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Análises TOWS vs. SWOT

A sigla TOWS significa "threats, opportunities, weaknesses and strenghts" (ameaças, oportunidades, pontos fracos e pontos fortes). Esse é um método de análise de situações com base no método popular de análise SWOT ("strenghts, weaknesses, opportunities and threats", ou "pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças"), que observa as mesmas questões em ordem inversa.

Aprenda o momento correto de utilizar os diferentes métodos de análise de mercado (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Aplicação do TOWS

Ao analisar uma situação, muitas vezes é uma boa ideia começar com uma estimativa das ameaças e oportunidades disponíveis no momento para um determinado planejamento. Isso permite que você avalie as limitações e oportunidades da sua posição antes de identificar os pontos fracos e fortes. O método de análise TOWS pode ser utilizado, por exemplo, ao descobrir que a sua concorrência tem expandido sua linha de produtos e você deseja desenvolver uma resposta. Ele é particularmente útil para avaliar o impacto potencial de eventos ou acontecimentos repentinos, sendo considerado uma ferramenta de ação.

Loading...

Aplicação do SWOT

Nos negócios, a análise SWOT é usualmente empregada na avaliação de uma empresa, em um plano de negócios, em uma linha de produtos, em uma estratégia de marketing ou em outro elemento ou conceito pré-existente e definido. Inicie a sua análise com uma lista de pontos fortes e fracos que permitem analisar o valor de várias oportunidades e o impacto potencial das ameaças. A análise SWOT é uma ferramenta de planejamento, ao invés de uma ferramenta de ação.

Função

Utilizar um sistema de análise, tais como o TOWS ou o SWOT, para avaliar situações de negócios ou os elementos de uma empresa cria uma análise rápida, organizada e de fácil interpretação do que pode ser um problema complexo e confuso. Tais sistemas também promovem uma tomada de decisão uniforme e baseada em análises, em oposição a decisões realizadas no calor do momento e baseadas unicamente na intuição.

Benefícios

O desenvolvimento de procedimentos de tomada de decisão uniformes possibilita a criação de um corpo de conhecimento corporativo. Se uma decisão resulta em uma falha, o processo pode ser revisto em busca de erros. Da mesma forma, se uma decisão for bem sucedida, o conhecimento criado pelo processo SWOT ou TOWS pode ser aplicado para as decisões futuras. Se as decisões forem realizadas com base em palpites, nenhuma documentação de suporte existirá para estudo e uso futuro. O valor de uma empresa está em sua propriedade intelectual, a qual inclui o conhecimento corporativo.

História

Na década de 1960, Albert Humphrey, professor da Universidade de Stanford, criou a análise SOFT, que identificava as qualidades da empresa como positivas ou negativas, no presente ou no futuro. Por exemplo, o que é positivo no presente é considerado "Satisfatório" e o que é positivo no futuro é considerado uma "Oportunidade". Um ponto negativo no presente é considerado uma "Falha", e um ponto negativo futuro é uma "Ameaça". Com o tempo, a "Falha" ficou conhecida como "Ponto fraco" e, eventualmente, a análise preferiu os termos "Pontos fortes e fracos" ao "Satisfatório", gerando a atual análise SWOT.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...