Como andar de bicicleta sem dor

Escrito por bill herrfeldt | Traduzido por marcella narvaes
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Como andar de bicicleta sem dor
Como andar de bicicleta sem dor (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Quase 2/3 de todos que andam de bicicleta por diversão têm dores no pescoço e nas costas, e muitos deles pedem conselhos para seus médicos. Muitos de seus problemas poderiam ter sido evitados se eles tivessem comprado equipamentos adequados e os modificado para o seu físico, força e uso. Assim como ter um sapato de qualidade e sob medida, você pode ter de pagar mais pela sua bicicleta, mas ela será melhor para você e proporcionará alguns anos de uso sem dores.

Seguem algumas dicas para aproveitar a sua bicicleta e os passeios que fará com ela.

Nível de dificuldade:
Moderado

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Instruções

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    Escolha a melhor bicicleta para as condições na qual andará. Por exemplo, uma bicicleta para montanhas com um guidão mais reto que é mais alto faz com que se sente mais ereto, assim melhorando a sua postura. Os guidões devem ser colocados a pelo menos 15 cm acima do assento. A bicicleta deve ter pneus maiores para que possa andar mais suavemente.

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    Ajuste sua bicicleta para que melhor se adapte ao seu corpo. Por exemplo, uma das causas mais frequentes de dores nas pernas e pescoço é a distância inapropriada entre os pedais e o assento. Quando seu pé está na posição mais baixa, seu joelho deve estar dobrado em um ângulo de 30 graus. Se ele estiver mais dobrado que isso, você começará a sentir dores nas pernas e joelho. Por outro lado, se o joelho não dobrar, você terá dores nas costas e joelhos.

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    Mantenha a postura correta enquanto estiver andando de bicicleta. O seu peito deve estar erguido e ombros para trás. Levante a cabeça de tempos em tempos para se esticar e terá menos probabilidade de ter dores no pescoço.

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    Impulsione-se junto com os movimentos. Iniciantes pensam que o movimento principal deve ser empurrar os pedais. Na verdade, adotar um movimento de impulsão é também igualmente importante e resultará em menos estresse no corpo e mais diversão.

  5. 5

    Faça exercícios de fortalecimento além da rotina de ciclismo para proporcionar mais força e condicionamento para as suas costas, ombros e pernas. O seu médico ou instrutor de academia pode facilmente ensinar alongamentos e exercícios de fortalecimento.

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    Amorteça o máximo possível de impacto. Há vários produtos no mercado para esse propósito. Comece instalando um assento acolchoado e amortecedores para a frente da bicicleta e, se apropriado, para a parte de trás também.

  7. 7

    Descanse um pouco. Se você estiver andando de bicicleta constantemente, eventualmente poderá sentir algum desconforto. De tempos em tempos, tire alguns dias e relaxe. Você terá menos dor e aproveitará melhor o esporte.

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