Andar de bicicleta como exercício de perda de peso

Escrito por claire lunardoni | Traduzido por claudia figueira
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Andar de bicicleta como exercício de perda de peso
Andar de bicicleta é um excelente exercício de perda de peso (Thomas Northcut/Digital Vision/Getty Images)

Andar de bicicleta é um excelente exercício de perda de peso porque queima tantas calorias quanto uma hora correndo, sem danificar as articulações. Dependendo de uma série de fatores, incluindo sua idade, peso e nível de esforço, pode queimar de 300 até mais de 600 calorias por hora pedalando em uma bicicleta. Para perder peso andando de bicicleta e com outras atividades diárias, certifique-se de que queima mais calorias do que ingere.

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Pedale com frequência

Em qualquer que seja o tipo de ciclismo praticado, a consistência será sempre a melhor forma de garantir a perda de peso. Por isso, escolha um estilo de ciclismo que goste, quer seja ciclismo de montanha, de estrada ou andando em qualquer tipo de bicicleta que você tenha na garagem. Quanto mais pedalar, mais calorias você perderá no geral. Um plano de treino estruturado é uma forma de andar frequentemente de bicicleta, mas não subestime o efeito de passeios não estruturados. Ir de bicicleta até uma loja ou até o escritório, ao invés de dirigir, ajuda a perder mais quilos com o passar do tempo. Escolher um objetivo, como pedalar 1600 km em um ano ou terminar uma corrida de caridade, também vai mantê-lo motivado em andar de bicicleta todos os dias.

Pedalando em direção à perda de peso

Deslizar com a bicicleta não queima calorias, por isso lembre-se de pedalar sempre que tiver uma estrada aberta na sua frente. Resista à tentação de livrar-se de qualquer pedalada mais difícil. Embora empurrar com força os pedais possa parecer a melhor forma de queimar calorias, escolher uma marcha mais fácil que lhe permita pedalar em uma cadência rápida (chamado "spinning") é, na realidade, a melhor maneira de atingir seus objetivos de emagrecimento. A pedalada de elevada cadência aumenta o trabalho sobre mais voltas de pedal, com o bônus extra de queimar uma maior porcentagem de gordura para energia. Assim como você consegue caminhar por mais tempo do que fazer agachamentos, se fizer menos força no pedal consegue pedalar mais tempo e, assim, queimar mais calorias. O spinning também é mais fácil de recuperar do que pedalar com força, por isso pode pedalar em dia consecutivos, aumentando ainda mais a queima de calorias.

Comendo para emagrecer

Mesmo que emagrecer seja seu objetivo, não salte refeições antes ou mesmo depois de treinar. Os ciclistas necessitam de energia para continuar pedalando e para recuperar de seu treino. Se você pedalar mais do que duas horas, leve um lanche rico em carboidratos a fim de ter energia suficiente para regressar para casa. Certifique-se de comer uma refeição nutritiva uma hora antes de sair da bicicleta. Se você necessita de cortar calorias extras de sua dieta, coma refeições mais leves mais tarde, quando tiver recuperado de seu treino de bicicleta.

Calculando necessidades calóricas

Utilizar um monitor de batimentos cardíacos durante seu treino permite fazer uma estimativa realística do número de calorias queimadas durante seu treino. Com esse total, você pode calcular quantas calorias necessita para perder peso. Os peritos recomendam não perder mais do que meio quilo por semana. Para atingir esse objetivo, crie um déficit de 500 calorias por dia combinando ciclismo e restrições dietéticas.

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