Android Dev Tools

Escrito por dan ketchum | Traduzido por allan magalhães
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Android Dev Tools
O "Dev Tools" atende a desenvolvedores exigentes com experiencia em programação (John Sciulli/Getty Images Entertainment/Getty Images)

O Android é uma plataforma desenvolvida pela Google e atua como um sistema operacional para smartphones, tablets e outros dispositivos móveis. Além de navegação na web, armazenamento sincronizado nas nuvens e capacidade multitarefa, o sistema operacional suporta aplicativos da Google, incluindo o "Android Dev Tools. Ele auxilia desenvolvedores a testar e depurar - ou identificar e remover erros - aplicativos em desenvolvimento.

Outras pessoas estão lendo

Usando o aplicativo

Por padrão, o kit de desenvolvimento para Android inclui o "Dev Tools" na imagem de sistema. Esta é uma gravação completa de um sistema de computador, armazenada na forma de um arquivo, e os desenvolvedores a usam para emular o ambiente de desenvolvimento. Para usar o "Dev Tools" em um dispositivo de desenvolvimento, é preciso copiá-lo a partir do emulador executando o comando “adb -e pull /system/app/Development.apk ./Development.apk", que copiará o aplicativo (um arquivo do tipo ".apk") para o diretório atual. Para instalá-lo, use o comando "adb -d install Development.apk".

Recursos de depuração

Os recursos de depuração formam o núcleo do "Dev Tools". Com este aplicativo, é possível selecionar qualquer programa para ser depurado. Uma vez selecionado, o "Dev Tools" impede que o sistema operacional gere mensagens de erro, mesmo quando o desenvolvedor fica parado em um "breakpoint" por longos períodos. Os "breakpoints" (pontos de interrupção, em português) são elementos necessários para testes e depurações, permitindo pausar o programa por longos períodos para investigar problemas. O recurso "Wait for Debugger" (aguardar o depurador, em português) evita que qualquer aplicativo seja carregado até que um depurador seja atribuído a ele. Isso permite estabelecer um "breakpoint" ao processo crucial de inicialização, permitindo sua pausa para examinar o código em busca de erros.

Outros recursos

Além dos recursos de depuração, o "Dev Tools" envia sinais através de atualizações na tela. Ele faz piscar brevemente retângulos rosas em qualquer local da tela, para indicar seções sendo redesenhadas. Com isso, os desenvolvedores têm conhecimento sobre processos desnecessários sendo executados pelo código durante a fase de testes. Para simular a recuperação de memória do Android - um processo de liberação de memória que testa o caminho do código - o "Dev Tools" pode forçar o sistema a encerrar quaisquer atividades no código quando elas forem finalizadas. Isso ajuda a expor problemas relacionados ao estado salvo em aplicativos. O "Dev Tools" também pode exibir um medidor de uso do processador na parte superior da tela, ajudando os desenvolvedores a acompanhar os efeitos do aplicativo na performance do sistema.

Outras ferramentas de desenvolvimento

Apesar do aplicativo "Dev Tools" levar o nome oficial, ele não é a única ferramenta de desenvolvimento para Androind. O "Android Emulator" oferece uma ferramenta de emulação de dispositivo para o desenvolvimento e teste de aplicativos, enquanto o "Hierarchy Viewer" atua na criação de interfaces e o "Dalvik Debug Monitor Server" auxilia na depuração. O Mksdcard auxilia na criação de uma imagem de disco para ser usada em emuladores do Android. O "CellObject Android DevTools" funciona em conjunto com o "Dalvik Debug Monitor Server" para pesquisar arquivos de bancos de dados e transferir as preferências para arquivos XML, para serem usados com o emulador de dispositivos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível