Anemia sintomática

Escrito por dr. bob goat | Traduzido por rodrigo da silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Anemia sintomática
Quando a anemia é resultante de uma outra doença, é chamada de anemia sintomática ou secundária (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

A anemia é uma deficiência patológica na quantidade de oxigênio transportado pelas hemoglobinas nas células vermelhas do sangue. Ela pode resultar de uma falha na produção de células vermelhas e hemoglobina. Quando a anemia é resultante de uma outra doença, é chamada de anemia sintomática ou secundária. Algumas causas comuns de anemia sintomática são o câncer, doenças renais e doenças auto-imunes.

Outras pessoas estão lendo

Tipos

Existem mais de 400 tipos diferentes de anemias. As suas causas podem ser divididas em três categorias: 1) anemia causada por perda de sangue, 2) anemia causada pela diminuição ou defeito na produção de células vermelhas e 3) a anemia causada pela destruição das células vermelhas do sangue.

Sintomas

Os sintomas da anemia incluem fadiga, desmaios, falta de ar e palpitações. Os pacientes também podem ter a aparência pálida. Em casos de anemia devido ao sangramento do estômago ou intestino, as fezes podem aparecer escuras ou com sangue.

Câncer

Cânceres, particularmente os da medula óssea, podem alterar a produção de células sanguíneas e causar anemia. A anemia, então, pode ser resultado do uso que as células cancerosas fazem dos nutrientes e recursos disponíveis para crescerem ou dos medicamentos contra o câncer que inibem não apenas a replicação das células cancerosas mas também das células normais da medula óssea.

Doença renal

Rins saudáveis produzem eritropoietina, que estimula a medula óssea a produzir as células sanguíneas. A doença renal pode ocasionar uma redução da produção de eritropoietina, que por sua vez, reduz a produção de células sanguíneas, o que resulta em anemia.

Hipotireoidismo

A deficiência de iodo é a principal causa de hipotireoidismo. Em países onde a ingestão de iodo é inadequada, doenças auto-imunes da tireoide são mais comuns. Um terço dos pacientes com hipotiroidismo desenvolvem anemia, com diminuição da massa de glóbulos vermelhos do sangue e resistência à eritropoietina. O motivo para esta associação não está claro, mas pode ser devido a interações minerais ou anticorpos auto-imunes.

Doenças auto-imunes

A anemia hemolítica auto-imune ocorre quando o sistema imunológico ataca as células vermelhas do sangue, levando à sua destruição (hemólise). Drogas como a metildopa e fludarabina podem causar esta condição.

Tratamento

Há vários tratamentos disponíveis, dependendo da causa subjacente da anemia. Tratamentos nutricionais incluem ferro e vitamina B-12 ou ácido fólico. Outros tratamentos focam a doença primária, num esforço de eliminar a auto-imunidade, infecções, inflamações ou doenças malignas. A eritropoietina também pode ser dada para estimular a produção de células sanguíneas. No caso em que a contagem de células sanguíneas está perigosamente baixa ou não responde ao tratamento, pode também ser administrada transfusões de sangue.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível