Angiogênese vs vasculogênese

Escrito por tyler lacoma | Traduzido por luiz afonso de oliveira moura santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Angiogênese vs vasculogênese
Entenda a diferença entre angiogênese e vasculogênese (blood pressure image by Ivonne Wierink from Fotolia.com)

Angiogênese e vasculogênese referem-se ao crescimento de vasos sanguíneos. A angiogênese é o crescimento normalmente associado com vasos menores ou danificados, enquanto que a vasculogênese ocorre quando o sistema sanguíneo primário está sendo criado ou modificado. Estudando as reações químicas que ocorrem em ambos os processos, os cientistas podem entender melhor como os sistemas de vasos sanguíneos de humanos e animais funcionam e criar drogas que ajudam a reparar vasos danificados.

Outras pessoas estão lendo

Crescimento de vasos sanguíneos

Certos genes dentro das células controlam a formação de vasos sanguíneos em humanos, dizendo às células quando devem se ligar a substâncias ou proteínas para se transformarem em células especializadas. Algumas vezes, essas células especializadas são direcionadas para formarem paredes de vasos que resultarão na formação de um vaso inteiro suprido por células do sangue criadas na medula óssea. O processo da criação dessas células do sangue é conhecido como vasculogênese e angiogênese, mas os dois processos se diferem quanto às reações químicas que realizam e quanto ao momento em que ocorrem no desenvolvimento do corpo.

Ocorrência

A vasculogênese ocorre nos primeiros estágios de desenvolvimento de um organismo, quando os vasos sanguíneos são criados. A angiogênese, apesar de ser um processo similar, não depende da ativação dos mesmos genes como a vasculogênese e ocorre na presença de um vaso sanguíneo lesado, como em um corte ou nos danos causados no ovário após a ovulação. A angiogênese é somente um processo de remodelação, enquanto que a vasculogênese cria os vasos sanguíneos.

Vasculogênese

A vasculogênese ocorre quando as células mesodermais conectadas à medula óssea se dividem em células endoteliais, que formam os capilares sanguíneos. Isso ocorre no início do desenvolvimento humano, geralmente somente alguns dias após a concepção.

Angiogênese

A angiogênese é um tipo de criação de vasos sanguíneos que pode ocorrer em qualquer época durante a vida do organismo, não ocorrendo somente no desenvolvimento. É geralmente associada à reparação de danos nos vasos sanguíneos ou à criação de vasos sanguíneos menores na rede. Esse processo usa dois sinais químicos diferentes. O primeiro afrouxa as células de suporte na rede de vasos sanguíneos próximas à lesão, e o segundo ativa essas mesmas células endoteliais da vasculogênese para ajudarem as células novas a promoverem o crescimento. Esse processo é visto muito mais como uma expansão do que uma construção.

Usos

Os cientistas estão trabalhando em desenvolver suplementos e tratamentos médicos que estimulem tanto a vasculogênese quanto a angiogênese para reparar lesões graves. No caso da angiogênese, suplementos estão sendo feitos para manterem os vasos sanguíneos fortes e para ajudá-los a se recuperarem rapidamente após uma lesão, enquanto que na vasculogênese, as células endoteliais estão sendo transplantadas para ajudar a tratar problemas de saúde vasculares inatos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível