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Qual o ângulo ideal para uma rampa de garagem?

Atualizado em 17 abril, 2017

Em termos de desenho funcional de planejamento de garagens, os arquitetos formularam uma série de linhas gerais que ditam a construção com base no uso específico do local. Os estacionamentos de lojas são feitos para visitantes de curta estada, que mudam todo dia, enquanto um lugar que possua vagas designadas para os mesmos visitantes mensais requer outro tipo de aproximação. Porém, estes projetos padronizados não se aplicam a todas as situações. Dentre as variáveis principais, podemos destacar o ângulo desejado das rampas, que é determinado por uma combinação de fatores.

Instruções

A legislação federal, estadual e local sobre altura mínima nesses ambientes deve ser levada em consideração (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Planeje o layout do estacionamento com base em uma das seis classificações de nível de serviço, de acordo com o uso e localização da estrutura. Essa classificação, de A a F, é determinada pelo volume de tráfego esperado e pela familiaridade dos usuários com o estacionamento, entre outras variáveis.

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  2. Planeje o quão fácil será para os usuários se encontrarem na garagem. Para este tipo de avaliação, deve-se analisar o tipo de usuário do estacionamento, os padrões de tráfego, a sinalização visível e o acesso para pedestres e motoristas, além do tipo de segurança que será necessário.

  3. Determine o ângulo da rampa com base nos requisitos da estrutura, através do nível de serviço desejado e do propósito do estacionamento. Como regra geral, a maioria dos requisitos entre andares varia entre 3 e 3,6 metros. A altura mínima é de 2,46 metros para estacionamentos acessíveis a vans e 2,1 metros para estacionamentos apenas para veículos de passeio. Uma altura típica, de 3 metros, requer uma inclinação de rampa de 5,56%. A cada 10 centímetros de altura além de 3 metros, será necessário aumentar a inclinação da rampa em, aproximadamente, 0,18 a 0,19%. Aumentar a altura máxima aumenta também a designação do nível de serviço, assim como da inclinação da rampa.

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Referências

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