Ângulos de afiação corretos para ferramentas de trabalhos de madeira

Escrito por brian scudder | Traduzido por gabryel monteiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ângulos de afiação corretos para ferramentas de trabalhos de madeira
Pontas de cinzel estão entre 25 e 30 graus (Ciseau 3 image by rolero54 from Fotolia.com)

Conseguir o ângulo de afiação correto para a maioria das ferramentas para madeira é uma tarefa que precisa de paciência e prática. A maioria dos suportes de afiação estão disponíveis para comprar com a finalidade de chegar em um ângulo de afiamento próprio para lâminas planas e cinzeis. Os ângulos variam entre 25 e 30 graus, dependendo da aplicação e tipo das ferramentas. Ângulos próximos dos 25 graus permitem um fio mais afiado, mas que não segurará o fio tanto quanto uma ferramente mais próxima dos 30 graus. O truque é experimentar ângulos entre 25 e 30 graus para encontrar o melhor ângulo para a aplicação.

Outras pessoas estão lendo

Suportes de amolação

Cantos de ferramentas de amolação não alcançam um bom acabamento para as ferramentas. Amolação tem como finalidade formar um ângulo no fio que poderá ser proipriamente afiado posteriormente. Ela também cria uma superfície uniforme para alinhar o ângulo da ferramenta com a superfície das melhores pedra de amolar. Suportes de amolação são feitos para alinhar uniformemente a ferramenta ou lâmina com a roda de amolação. Elas são ajustáveis para permitir uma variedade de ângulos a serem amolados. Durante o processo de amolação, é crucial manter a ferramenta fria mergulhando-a na água. Esse processo de resfriamento permite que o aço mantenha sua dureza.

Superacabamento grosso

Super acabamento grosso é o segundo passo para conseguir um fio forte em ferramentas. O propósito dele é preparar o fio de corte fazendo uso de pedras de grão cada vez mais fino. Estas pedras variam 200 para 300 grãos , dependendo do material da pedra. Este acabamento é o primeiro passo para criar uma rebarba na ponta da ferramenta. A rebarba é um fio fino parecido com uma navalha que forma neste processo. Ela é a responsável pelo corte.

Superacabamento fino

O super acabamento fino é feito pelo uso de pedras de grão fino. Estas variam de 600 a 1000 grãos e o material da pedra determina que grão é necessário para alcançar o acabamento. Esse processo pode ser precedido por um super acabamento de grão médio, mas isso não é essencial para que se tenha um fio afiado. O superacabamento fino aumenta a afiação da rebarba, que prepara a ferramento para o próximo passo.

Afiamento de couro

O afiamento de couro é feito esfregando o fio das ferramentas afiadas através de uma cinta de couro. O propósito deste afiamento é fazer com que a rebarba alcance um fio de navalha. O couro remove as imperfeições na rebarba, que não podem ser vistas a olho nu. A cinta de couro deve ser estreita para garantir que o fio não fique arredondado.

Polimento

O polimento é o passo final para se alcançar um fio e ferramenta superiores. Polir mantem a ferramenta limpa, permitindo facilidade de corte deixando o cinzel deslizar sobre o corte. Este método também leva a ferramenta ao melhor nível de afiação. Rodas de polir de feltro que podem ser encaixadas no eixo do amolador permitem um polimento rápido. Compostos de polimento aplicados a roda de feltro promovem um acabamento espelhado na superfície do cinzel.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível