Mais
×

Como fazer animações no estilo JibJab

Atualizado em 21 novembro, 2016

Você não precisa ser um especialista em animações para criar uma no estilo JibJab, que são feitos com uma montagem de figuras políticas. A maneira mais fácil de começar a criar suas próprias animações é cortando figuras de jornais e usando uma câmera digital e o Microsoft Movie Maker para criar a animação no estilo "stop-motion" tradicional.

Instruções

Use uma câmera digital em uma posição fixa para criar animações stop-motion no estilo JibJab (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

    Filme a sua animação jibjab

  1. Corte cuidadosamente alguns rostos e corpos de revistas ou jornais. Corte os braços e as pernas para que possam ser manipuladas e se mover durante o processo de animação. Apare as bordas em torno dos pedaços do corpo (exceto a cabeça) cerca de 2 a 3 mm para fazer o corpo parecer menor, para criar a ilusão de a cabeça ser maior do que o corpo.

  2. Encontre algumas imagens de fundo adequadas que você gostaria de usar, você pode encontrá-las em revistas.

  3. Desenhe um quadro em papel comum, usando um lápis e régua, que seja do tamanho necessário para a animação. Cole o papel sobre a superfície de trabalho com fita adesiva.

  4. A imagem de fundo deve ser cortada no tamanho exato para caber no quadro. Monte os seus personagens na imagem de fundo. Primeiro coloque a cabeça na parte superior e o corpo na parte inferior.

  5. Tire uma foto do primeiro quadro de sua animação. Utilize uma câmera digital sobre um tripé para manter o ângulo da câmera fixo. Marque o chão com fita adesiva para que cada pé do tripé seja posicionado exatamente na mesma posição para a próxima cena, se necessário.

  6. Incline ligeiramente a cabeça dos personagens e tire uma segunda fotografia.

  7. Faça as cabeças falarem. Desenhe lábios nos rostos e corte a parte inferior e mantenha-os dentro da área do queixo. Corte um pequeno quadrado de papel preto e cole-o na parte de trás do rosto com fita adesiva para cobrir a área da boca. Coloque a cabeça de volta no corpo. Posicione o lábio de volta na boca, mas deixe-o cair ligeiramente, para parecer que a boca se abriu. A parte preta nos lábios, dará a impressão de escuridão dentro da boca do personagem, parecendo que a bosa se mexeu. Tire outra foto.

  8. Empurre a mandíbula para cima, para uma posição fechada. Tire uma fotografia.

  9. Manipule as partes do corpo para criar movimentos e tire uma fotografia de cada quadro.

  10. Traga em outros aspectos para o quadro de animação, como outros personagens ou outros objetos. Crie novas cenas do mesmo modo, a serem editadas depois. Continue a fazer isso até que tenha concluído quantos quadros você deseja colocar em sua animação no estilo JibJab.

    Editando a sua animação JibJab

  1. Conecte sua câmera digital no seu computador através de um cabo USB ou Firewire. Salve e nomeie todas as suas imagens em sequência.

  2. Abra o Microsoft Movie Maker ou outro programa de edição de filmes. Envie seus quadros de foto e arraste cada foto para a barra de edição na parte inferior da tela, na ordem de reprodução correta.

  3. Clique na linha do tempo. Reduza o tempo em cada quadro para colocá-los em uma velocidade mais rápida. Faça isso clicando na linha de fora de cada quadro e deslizando-a para a esquerda, colocando-a mais perto do próximo quadro.

  4. Adicione vozes à animação. Grave suas vozes usando o gravador de som do Windows. Salve cada arquivo de som e faça o upload no Movie Maker. Arraste o clipe de som até a barra de edição e coloque-o no quadro onde deseja que a voz toque. Você pode tentar gravar uma palavra de cada vez e usar uma palavra por quadro para mantê-lo simples, uma vez que o Movie Maker é um programa de edição básico.

  5. Reproduza a animação para testar a sua animação JibJab.

Dicas

  • Em vez de cortar apenas a mandíbula para a animação, você pode cortar o rosto em dois, cortando uma linha entre os lábios, para separá-los. Além disso, você pode combinar os corpos errados com as cabeças erradas para fazer o personagem de desenho animado parecer mais engraçado. Como método alternativo, você pode desenhar os corpos.

O que você precisa

  • Revistas ou jornais
  • Tesoura
  • Lápis
  • Régua
  • Papel comum
  • Câmera digital
  • Tripé
  • Fita adesiva
  • Papel preto ou cartão
  • USB
  • Computador
  • Microsoft Movie Maker ou outro programa de edição
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article