Animais com boa visão noturna

Escrito por jessica hart | Traduzido por beatriz palma
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Animais com boa visão noturna
O tarsius possui olhos especialmente adaptados que o ajudam a enxergar durante a noite (Anup Shah/Digital Vision/Getty Images)

A maioria dos animais noturnos é capaz de enxergar muito bem no escuro, o que torna mais fácil para eles se aproximar cautelosamente de uma presa despreocupada. Suas pupilas se dilatam para uma exposição máxima à luminosidade. Animais com boa visão noturna também possuem muitas das células receptoras de luz, os bastonetes, que os ajudam a controlar a sensibilidade dos olhos em relação à claridade. Muitos deles não enxergam tão bem durante o dia e não podem distinguir cores.

Outras pessoas estão lendo

Mamíferos com olhos grandes

Alguns mamíferos, como o guaxinim, possuem olhos maiores que o normal para ajudá-los a enxergar melhor à noite. Eles dormem durante o dia e apresentam dedos ágeis, perfeitos para escalar e capturar animais pequenos, frutas, insetos e, frequentemente, abrir latas de lixo. Alguns exemplos de animais similares são certos tipos de macacos e marsupiais, que também enxergam muito bem no escuro, mas esses não conseguem distinguir cores. O tarsius é um mamífero pequeno que possui olhos maiores que seu cérebro. Eles podem ver tão bem à noite que conseguem capturar os menores animais na escuridão completa.

Animais com boa visão noturna
Os guaxinins possuem boa visão noturna e são ótimos escaladores (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Predadores carnívoros

As raposas-vermelhas gostam de caçar sozinhas. Elas se alimentam de frutas e nozes, assim como de animais pequenos e noturnos como ratos e sapos. Outra opção de presa são pássaros que não enxergam muito bem na escuridão, o que dificulta seu voo. Felinos grandes como o leopardo-das-neves, que vivem na Ásia Central, também têm boa visão noturna. Eles caçam animais maiores como ovelhas e marmotas ao crepúsculo e ao amanhecer.

Animais com boa visão noturna
As raposas gostam de caçar sozinhas no escuro (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Cobras e peixes

O choco, um tipo de cefalópode, possui olhos que são tão funcionais como os olhos humanos. Eles apresentam pálpebras que podem abrir e fechar, dependendo da intensidade da luz. Esse animal se esconde durante o dia e caça caranguejos e peixes à noite. Algumas cobras, como a víbora, também preferem caçar no escuro. As víboras usam seus olhos e suas fossetas para detectar calor. Os sentidos trabalham juntos para ajudar a cobra a coletar imagens com maior rapidez e precisão durante a noite.

Animais com boa visão noturna
Durante a noite, o choco pode ver tão bem quanto os humanos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Aves noturnas

As corujas, aves noturnas mais conhecidas, dormem durante o dia e são mais ativas à noite. Seus olhos são especificamente adaptados para a baixa luminosidade. Elas também conseguem enxergar durante o dia, mas sua visão funciona bem melhor no escuro. As corujas possuem visão binocular, o que significa que elas podem mirar em um pequeno roedor no chão enquanto observam do alto de uma árvore. Elas se alimentam de criaturas noturnas como grilos e sapos, assim como de pássaros que estão dormindo. Corujas maiores, como o bufo-real, caçam até mesmo animais maiores como as raposas-vermelhas. Outras aves com boa visão noturna são os noitibós, que se alimentam de pequenos insetos noturnos como besouros e mariposas.

Animais com boa visão noturna
As corujas são predadoras noturnas muito eficientes (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível