×
Loading ...

Animais encontrados nos biomas de pradaria

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As pradarias são biomas secos nos quais grama é a planta dominante. Existem dois tipos principais de pradarias: pradarias temperadas, incluindo planícies e campinas, e as pradarias tropicais, também conhecidas como savana. Os dois tipos são lar de grandes animais, como a girafa e o búfalo americano, assim como animais muito menores, como os minhocas.

O coiote é um predador encontrado nas pradarias (Comstock/Stockbyte/Getty Images)

Pradarias

As pradarias temperadas cobrem grandes áreas da Ásia Central, América do Norte, Austrália, Europa Central e América do Sul. Elas são também conhecidas como campinas e planícies, contendo um terreno fértil que muitas vezes é usado para meios agrícolas. A savana tropical está toda coberta por gramíneas, com uma pequena quantidade de árvores e arbustos espelhados por ela. A savana tropical recebe chuvas sazonais em regiões incluindo a África Oriental, norte da Austrália e sul do Brasil.

Loading...
Pradaria na África Oriental (Gary Tognoni/iStock/Getty Images)

Grandes animais

Os animais grandes, sendo a maioria herbívoros de movimento rápido, geralmente são encontrados nas pradarias. Na América do Norte, a pradaria temperada é o habitat natural dos búfalos americanos, que seguem a neve derretendo para o norte até a primavera para manter uma dieta de grama fresca para comer. Na savana tropical, os animais grandes, como o rinoceronte e a girafa, podem ser encontrados juntos com o elefante-africano. A girafa tem em média de 3 a 4 m, crescendo por cerca de dez anos após o nascimento para poder alcançar folhas e frutas em árvores do bioma. Outros animais grandes adaptaram-se às pradarias por ser rápidos para fugir de predadores que os caçam. Esses animais velozes, como a gazela e a zebra, são geralmente caçados por predadores, como o leão. Os cangurus vivem na savana tropical australiana.

Elefante-africano (TANZANIANIMAGES/iStock/Getty Images)

Insetos

Um grande número de insetos habita as pradarias do mundo. Esses insetos são polinizadores úteis das gramas e outras plantas do bioma. Os encontrados nas pradarias incluem os besouros, gafanhotos e os bicho-paus. Esses insetos também fornecem uma fonte de alimento para outros animais encontrados no bioma, como as aves. Outro prevalente no bioma é a borboleta, como as borboletas-monarcas, que se alimentam da matéria vegetal enquanto larvas e adultas, usando o bioma como um habitat natural.

Gafanhotos (Visage/Stockbyte/Getty Images)

Outros animais

Um animal importante para as pradarias é a minhoca, que ajuda a manter uma estrutura de solo saudável dentro dos biomas. Como um decompositor, ela come matéria vegetal e animal em decomposição antes de retorná-los ao solo como fezes. Várias aves também podem ser encontradas nas pradarias, como o pardal e a coruja. Pequenos animais, como coelhos, ratos e ratazanas, também chamam as pradarias de casa.

Coelho (STUDIO TEC/amanaimagesRF/amana images/Getty Images)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...