Animais que fazem seus próprios abrigos

Escrito por chad stetson | Traduzido por luiz carlos de frança júnior
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Animais que fazem seus próprios abrigos
Certos animais são capazes de fazer estruturas altamente complexas (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Os animais devem fazer tudo o que puderem para sobreviver na selva, o que muitas vezes significa abrigar-se dos predadores ou dos perigos do clima. Alguns animais são perfeitamente capazes de encontrar um abrigo, como cavernas, árvores ou troncos velhos. Já outros animais preferem fazer seus próprios abrigos, cavando buracos na terra ou fazendo ninhos em árvores. Estes animais são exemplos de como a vida selvagem pode ser inteligente, mesmo com os seres humanos os menosprezando.

Outras pessoas estão lendo

Aves

Além dos seres humanos, as aves são conhecidas, muito mais do que qualquer outro animal, pela a construção de suas próprias casas. Estas casas são ninhos e podem simples, como as feitas por pinguins adélia (montes de pedras colocados sobre o chão para se proteger contra inundações) ou bem elaborados, como os ninhos construídos por beija-flores e toutinegras. Eles podem ser feitos de qualquer material, mas elas são geralmente feitos a partir de tudo o que é útil para a construção destes. Alguns materiais utilizados ​​para a fabricação dos ninhos incluem galhos, palha, barro, pedras e folhas. Algumas aves são capazes de cavar buracos no chão, para usar como abrigos.

Aranhas

As aranhas são outras criaturas conhecidas por sua capacidade de construir abrigos impressionante, para si e para sua prole. Quase todo mundo sabe que as aranhas podem tecer fortes teias de seda que capturam insetos, mesmo os de grande porte, e a imagem de uma teia completa pode ser realmente impressionante. Embora muitas dessas teias não possam qualificar-se como abrigos, por causa da maneira que elas estão expostas na natureza, muitas espécies de aranha são muito hábeis na construção de outras estruturas. A maioria das aranhas fiadoras de teias criam sacos de seda para seus ovos, com o objetivo de armazena-los e protege-los, da mesma forma que as aves colocam seus ovos em ninhos. Uma espécie fascinante de aranha a alçapão, que escava tocas subterrâneas e as cobrem com tampas articuladas.

Coelhos

Já os coelhos fazem tocas relativamente simples, que são escavadas no subsolo, mas elas também podem ser bastante complexas, quando grupos de coelhos vivem juntos. Os coelhos podem criar complexas redes subterrâneas de buracos chamados tocas. Estas tocas podem ficar muito grandes, quando compostas por várias salas subterrâneas. Como a maioria dos animais que vivem em abrigos próprios, as tocas de coelhos são utilizadas ​​principalmente para a proteção contra predadores e como um lugar onde os coelhos jovens podem crescer. As tocas são frequentemente revestidas com grama macia e pelos, especialmente quando servem de abrigo para coelhos jovens.

Castores

Outro animal conhecido por suas impressionantes habilidades de construção é o castor. Enquanto alguns castores vivem em tocas ao longo das margens dos rios, os castores norte-americanos vivem em alojamentos construídos a partir de paus, lama, e lascas de madeira, próximo a rios, lagos e pântanos. Estes alojamentos são dispostos em forma de cúpula, podendo chegar até 3 metros de altura. Os alojamentos têm uma câmara central e alguns deles têm entradas múltiplas. Eles muitas vezes são construídos apenas acima do nível da água em um rio ou lago, mas a estrutura de madeira toca o chão, para absorver a umidade.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível