Os animais do filo Chordata

Escrito por robert alley | Traduzido por tiele machado
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os animais do filo Chordata
Os sapos pertencem à classe de animais chamada de anfíbios, sob o filo dos cordados (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Carolus Linnaeus, um botânico sueco dos anos de 1700, decidiu classificar toda a vida na Terra. Ele estabeleceu dois reinos: plantas e animais, e usou filos para a subdivisão. Seu sistema ainda é utilizado hoje, com algumas modificações baseadas em descobertas científicas posteriores. O filo dos cordados, com suas características distintivas, representa um grande grupo de animais.

Outras pessoas estão lendo

Definição

Três características indicam que os animais pertencem ao filo dos cordados. A primeira é a notocorda, uma estrutura na forma de um bastão que é a vértebra em quase todas as espécies. Aproximadamente 97% das espécies dos cordados são vertebrados, ou animais com espinhas dorsais. Um cordão nervoso dorsal que se transforma na medula espinhal e no cérebro representa a segunda característica dos cordados. Finalmente, eles têm uma estrutura chamada de fendas branquiais, localizada atrás da boca, não possuindo função em espécies superiores.

Não vertebrados

Os tunicados e os lancelets representam pequenos e primitivos animais marinhos que são classificados pelos cientistas como cordados devido às suas notocordas primitivas e seus cordões nervosos. Eles não têm cérebro ou crânio, como todos os outros cordados.

Peixes

Os cientistas dividem os peixes em três classes, que são as subdivisões dos filos. A lampreia ou enguia é um exemplo de cyclostomata, um peixe que não tem escamas e tem um sistema de sucção pela boca. Os tubarões representam a segunda classe conhecida como chondrichthyes ou peixes cartilagíneos. Sua principal característica é a ausência de ossos; tubarões são constituídos de cartilagem. Todos os outros peixes, chamados de peixes ósseos, formam a terceira classe conhecida como osteichthyes. Todos os peixes se encaixam nessas categorias.

Anfíbios

Os anfíbios representam a classe dos cordados que passam parte da vida na água e parte fora. Eles não têm escamas e põem ovos na água. Sapos e rãs são exemplos típicos de anfíbios.

Répteis

Uma outra classe dos cordados, os répteis, incluem animais com escamas que põem ovos. Eles não conseguem regular sua temperatura interna corporal e são comumente chamados de animais de sangue frio. Eles precisam utilizar o ambiente para manter a temperatura constante. Alguns répteis vivem em terra enquanto outros habitam água doce ou o oceano. Tartarugas, jacarés, crocodilos, cobras e lagartos pertencem à classe dos répteis.

Pássaros

Os pássaros, ou aves, representam outra classe de cordados. Os pássaros têm a habilidade de voar com as asas e penas. Eles põem ovos e conseguem regular sua temperatura corporal interna.

Mamíferos

A última classe dos cordados se chama mamíferos. Apenas dois mamíferos, ambos da Austrália, põem ovos; o ornitorrinco e o tamanduá espinhoso. Todos os outros mamíferos carregam seus filhotes e dão à luz. Outros mamíferos incluem marsupiais como os cangurus, que carregam seus filhotes em uma bolsa, e animais marinhos como baleias e golfinhos. Uma outra categoria de mamíferos são os primatas, que incluem macacos, chimpanzés e seres humanos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível