Animais e vegetações que vivem em dunas de areia

Escrito por casandra maier | Traduzido por cleuzeni torres
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Animais e vegetações que vivem em dunas de areia
Animais e plantas que vivem em dunas de areia se adaptaram ao ambiente hostil (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Dunas são acúmulos de areia soprados pelo vento e aparecem em todo o mundo. Normalmente, elas são encontradas no litoral, nas planícies de costa e em regiões desérticas. Apesar do areal ser soprado por vento seco, a baixa umidade e o sol intenso fazem desses locais um ambiente hostil, mas algumas espécies de plantas e animais se adaptaram a isso, tornando as dunas seu habitat natural. Estes seres vivos que habitam nesses espaços se ajustaram para conservarem água e permanecerem no subsolo durante as horas mais quentes do dia.

Outras pessoas estão lendo

Flores

Dunas de areia são o lar de muitas flores que aparecem depois de um inverno cheio de chuvas fortes. Vegetações como a verbena rosa, prímula branca, o girassol amarelo, tremoço selvagem e madressilva, adaptaram-se à vida nos ambientes de areal. A flor do deserto é uma das plantas mais incomuns na América do Norte. Ela emerge no início da primavera, em forma de um cogumelo, o qual produz pequenas flores de lavanda. Este vegetal tem uma haste escamosa, que se estende a ponto de alcançar até 1,8 m abaixo da superfície, que é onde ela faz a ligação com o sistema radicular da planta.

Arbustos

As dunas também são o lar de muitos arbustos e gramíneas. Plantas com raízes profundas, como o creosoto de algaroba e o trigo sarraceno, proporcionam sombra e alimento para muitas criaturas que vivem nessas regiões. "Muitas vezes, lares inteiros de roedores são construídos sob a sombra protetora de arbustos de dunas", segundo a página virtual Palomar.edu. Esta vegetação é coberta com minúsculos pelos, que refletem a luz e ajudam na transpiração da planta.

Lagartos e sapos

O lagarto-de-coleira tem pálpebras especiais e a mandíbula funda, que mantêm a areia do lado de fora. Unhas pontiagudas em seus dedos criam aderência e tração, permitindo que ele se movimente com rapidez e facilidade através da superfície fofa do terreno. Este animal também pode escavar o solo para obter cobertura e proteção. Da mesma forma, o sapo mosqueiro passa dez meses do ano sob as dunas, onde as temperaturas são 50 graus mais frias, saindo para área externa apenas durante as chuvas de verão.

Insetos

A formiga-leão e as vespas são dois insetos que fizeram suas casas em dunas de areia. Esta espécie de formiga constrói uma cratera no solo e espera outros bichos rastejantes menores passarem por ali. Quando um animal pequeno atravesso o buraco, ele é puxado para dentro, sugado e fica incapaz de sair das paredes instáveis de areia. Vespas também vivem sob o terreno arenoso, construindo elaborados túneis e condomínios. A vespa pega moscas ou insetos menores e leva até a toca para um banquete.

Outros animais

Outros animais que vivem neste ambiente coberto de areia incluem o rato-canguru. Ele tem pele em torno de seus dedos do pé, que o ajuda a não afundar na areia e também favorece um movimento mais rápido; uma longa cauda proporciona-lhe o equilíbrio necessário. Este roedor consegue água por meio de sementes ou vegetações nas dunas e libera quase nenhuma água pelo sistema urinário; quando a urina deste animal atinge o ar, torna-se sólida. A aranha-lobo é outro morador das dunas. Sua cor de areia permite-lhe camuflar-se. Coelhos de longa cauda e gafanhotos também habitam nas árvores mortas que estão enterradas sob os montes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível