O que é um animal ovíparo?

Escrito por christine lehman | Traduzido por thiago andre scarani
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é um animal ovíparo?
Ovíparos são animais que produzem e põem ovos (egg and egg cup image by Warren Millar from Fotolia.com)

Ovíparo é uma palavra que significa, literalmente, "que põe ovos", e se refere aos animais que produzem e põem ovos. Não se deve confundir animais ovíparos com aqueles que simplesmente produzem ovos, mas cujos ovos se desenvolvem no interior do organismo.

Outras pessoas estão lendo

Significado

Os organismos podem ser classificados de acordo com sua forma de parto. Animais ovíparos são os que põem ovos, que podem ser depositados na terra ou na água e ter casca ou não. Peixes, anfíbios, pássaros e a maioria dos répteis são ovíparos. Nesses animais existem graus variados de cuidados maternos, pois alguns deles já são autossuficientes assim que nascem. Animais vivíparos são aqueles que parem animais já vivos, em que todo o desenvolvimento embrionário ocorre no interior da mãe. Como esses animais costumam ser bem pequenos ao nascer, geralmente ainda dependem muito de um ou de ambos os pais no início da vida. A maioria dos mamíferos se enquadra nesse grupo. Os animais ovovivíparos, por outro lado, são aqueles que carregam os ovos no interior do corpo, que eclodem no interior da mãe e o animal já sai vivo. É o tipo de parto mais incomum e é visto em alguns répteis, tubarões e invertebrados.

Benefícios

Os organismos ovíparos se beneficiam por não possuírem as demandas fisiológicas adicionais de um organismo gestante. Tirando-se a energia necessária para a construção do ninho, o custo metabólico é bem menor, pois após os ovos terem sido postos, a mãe não sofre nenhuma demanda fisiológica adicional. Os organismos ovíparos também podem produzir ninhadas maiores, devido a esse custo fisiológico reduzido. Em resumo, eles precisam construir e defender seus ninhos, mas não precisam se alimentar mais que o habitual, mas não passam por gestação e conseguem produzir ninhadas maiores.

Tipos

Existem muitos tipos de ovos. Os de peixes e anfíbios, assim como os de alguns invertebrados, como as lesmas, são gelatinosos e precisam ser postos na água, ou próximo a ela, ou secam e morrem. As fêmeas dessas espécies geralmente põem milhares de ovos por vez, e não são fertilizados até a saída de seu corpo. No lado oposto do espectro estão os ovos das aves, que possuem cascas muito duras e geralmente não correm o risco de secar. Eles precisam ser fertilizados antes de serem postos, e as fêmeas produzem menos ovos a cada vez que se reproduzem. No meio termo, estão os ovos dos répteis, que possuem cascas finas e parecidas com couro. Eles correm mais risco de secar do que os das aves, mas menos do que os dos peixes.

Considerações

Os mamíferos, em sua maioria, são vivíparos, ou seja, a fêmea passa por uma gestação. Existem, porém, duas espécies de mamíferos que são ovíparos: O ornitorrinco e a equidna, ambos nativos da Austrália.

Tamanho

O tamanho dos ovos postos pelos ovíparos vai desde os ovos minúsculos de alguns insetos, que possuem menos de um milímetro de diâmetro, até os ovos de avestruz, que chegam a pesar 1,4 kg. O tamanho dos ovos de um determinado animal depende de seu tamanho corporal, além do número de ovos por postura.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível