Tecnologia

Como animar objetos seguindo caminhos no 3ds Max

Escrito por nancy fulton | Traduzido por pedro antonio

O 3ds Max é um excepcional aplicativo de animação em 3D desenvolvido pela Autodesk. Ele tem sido usado para criar formas geométricas, efeitos especiais e sequências de animação para vários longas-metragens. Uma das suas características mais importantes é a possibilidade de fazer objetos que seguem caminhos em 3D. Isso permite-lhe criar planetas que seguem órbitas elípticas ao redor do Sol, carros que seguem estradas e montanhas-russas que seguem trilhas.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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Instruções

  1. 1

    Crie o objeto que deseja animar usando as ferramentas "Create" (Criar) e "Modify" (Modificar) nos painéis de comando. Se criar vários objetos, tais como a montagem mecânica ou um personagem multi-componente, faça-os seguir o caminho da mesma forma como um único objeto, transformando-os em um "Group" (Grupo). Selecione os objetos e, a partir do "Group Menu" (Menu Grupo), escolha "Group". Dê-lhes um nome.

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    Selecione a aba "Create", depois o ícone "Sharps" (Formas), e depois "Line" (Linha). Clique fazendo uma série de pontos para definir o caminho que se deseja que o objeto siga. Selecione a aba "Modify", escolha o modificador "Edit Spline" (Editar linha) e, em seguida, escolha "Vertex" (Vértice). Mova os vértices da linha para ajustar a forma do caminho, conforme necessário.

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    Selecione a aba "Hierarchy" (Hierarquia) no painel "Command" (Comando). Selecione o botão "Pivot" (Pivô). Selecione e mova o ponto de pivô no objeto para o local onde se deseja que o objeto toque o caminho. Por exemplo, em um carrinho de montanha-russa, posicione o ponto de articulação na parte inferior do carrinho.

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    Clique no ícone "Time Configuration" (Configuração do tempo), localizado no canto inferior direito da tela. Especifique quantos quadros deseja na sua animação. Escolha "OK" para sair desta janela.

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    Selecione a guia "Motion" (Movimento). Clique no ícone "Assign Controller" (Controlador atribuições). Selecione "Path Constraint" (Restrição de caminho). Clique no botão "Pick Path" (Escolher caminho) e clique no caminho criado com a linha. Se clicar no ícone "Play Animation" (Reproduzir animação), irá ver o seu objeto seguir o caminho especificado.

Dicas & Advertências

  • Faça vários objetos seguirem o mesmo caminho. Basta repetir as instruções descritas aqui para cada objeto que deseja animar.
  • Uma vez usado um caminho para definir a posição de um objeto, não será possível animar seu movimento diretamente pela seleção e movê-lo. Para mover o objeto, modifique o caminho.
  • Especifique quantos quadros estão na sua animação antes de colocar o objeto no caminho. Se aumentar o número de quadros depois de colocar o objeto no caminho, o objeto só se moverá por parte da animação. Para o resto da animação, o objeto vai ficar parado.

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