Anos 60: Vestidos e moda

Escrito por brooke ashley | Traduzido por márcia r.m.z.c.
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Anos 60: Vestidos e moda
Vestidos dos anos 60 são vendidos hoje como peças vintage (George Marks/Retrofile/Getty Images)

Os estilos de vestidos dos anos 60 abarcam um contraste enorme entre seus representantes - do conservadorismo dos primeiros anos até a moda psicodélica conforme os anos 70 se aproximavam. No começo da década de 60, os vestidos eram recatados e sóbrios. Vestidos para noite e para sair combinavam com as luvas, anáguas e cinta liga. O final da década testemunhou uma mudança para um estilo mais moderno, com bainhas mais curtas, padrões mais ousados e acessórios como botas gogo e brincos pendentes.

Outras pessoas estão lendo

Vetidos diurnos

Vestidos diurnos da década de 60 possuíam uma gola aredondada e saias retas ou plissadas. O corpete era justo e preso com zíper na parte de trás do vestido. Geralmente usados em conjunto com cardigãs ou jaquetas, os vestidos diurnos se tornaram ícones através de Jacqueline Kennedy, que os usava com frequência. Diferentes dos vestidos dos anos 50, a versão dessa década veio em cores e estampas mais ousadas, porém os hemilines remanesceram abaixo do joelho. Os tecidos utilizados incluíam lã, seda engomada e tecidos mistos com algodão.

Anos 60: Vestidos e moda
Jacqueline Kennedy estava usando um vestido diurno e um chapéu casamata quando o presidente Kennedy foi baleado (Tim Boyle/Getty Images News/Getty Images)

Vestido tipo camiseiro

Similar no caimento e estilo com o vestido diurno, o vestido camiseiro também apresentava um corpete abotoado na frente com uma faixa ou cinto combinando na região da cintura. Os botões tinha estilo clássico ou simulavam pérolas, e os tecidos usados incluíam seda colorida ou mistos de algodão. Feições adicionais deste modelo abarcam colarinhos conversíveis e mangas dobradas, que refletiam um estilo mais casual de vestido.

Anos 60: Vestidos e moda
O camiseiro vem inspirando os estilistas atuais, como Diane Von Furstenberg (Frazer Harrison/Getty Images Entertainment/Getty Images)

Vestido tenda

A metade dos anos 60 trouxe o nascimento dos vestidos tenda, com um corpete leve e esvoaçante e bainha curta, geralmente caindo vários centímetros acima do joelho. Também conhecido como vestido trapézio, o estilo tenda também possuía cores ousadas, e padrões que incluíam formas geométricas e listras. Colarinhos justos eram uma coisa do passado, enquanto a gola baixa somava ao estilo liberal deste vestido.

Anos 60: Vestidos e moda
A barra leve e encurtada do vestido tenda continua na moda até hoje (Stephen Lovekin/Getty Images Entertainment/Getty Images)

Vestidos mods

Os vestidos mods apareceram no final dos anos 60, e vieram em uma variedade de cores e estampas psicodélicas, incluindo os Paisleys e os sinais de paz. Fechados com zíper na parte de trás, esses vestidos curtos com um toque esvoaçante na saia eram usados por ícones da época, incluindo Twiggy e Goldie Hawn.

Anos 60: Vestidos e moda
Os vestidos mod e as botas plataforma continuam presentes na moda dos dias atuais (Lisa Maree Williams/Getty Images Entertainment/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível