Mais
×

Como fazer anotações em arquivos PDF

Atualizado em 14 abril, 2017

Crie notas e comentários editoriais em documentos de formatos portáteis do Adobe utilizando o utilitário Stick Note do Adobe Acrobat ou Adobe Reader 8. Essa ferramenta permite criar comentários em um arquivo PDF como se fossem um post-it ou edições escritas em um documento de papel. Criadores de arquivos usam esse utilitário sempre que desejam. Em uma situação de fluxo de trabalho com muitos destinatários ou usuários, o criador de arquivos pode optar por ativar ou desativar o Sticky Notes. Usuários só podem postar comentários em arquivos nos quais os comentários estiverem habilitados.

Instruções

Pode-se fazer anotações em arquivos PDF (post it image by Bartlomiej Nowak from Fotolia.com)
  1. Abra o arquivo PDF com um dos programas, Adobe Reader 8 ou Adobe Acrobat.

  2. Selecione "Documento" no menu e "Comentários" no menu que se abrirá. Clique em "Adicionar Sticky Note" e um ícone amarelo de post-it aparecerá na janela principal do documento.

  3. Use o cursor para arrastar o ícone da nota para onde desejar, quantas vezes quiser.

  4. Clique em no ícone "Sticky Note". Assim que a caixa de texto se abrir, escreva nela a nota. A caixa se expandirá conforme o usuário escreve, mas também é possível arrastar as bordas dela para alargar ou diminuir o tamanho da janela. Pressione "Enter" quando tiver terminado.

  5. Clique duas vezes na caixa de texto se quiser modificar a nota de novo ou utilize o cursor para arrastar o ícone para outro lugar. A corda do balão que vem do ícone irá seguir a nota aberta para qualquer lugar que seja arrastada. Para fechar a janela, clique em "X" no canto direito da caixa de texto.

Dicas

  • Lembre-se de salvar o documento toda vez que terminar uma rodada de anotações.

Aviso

  • Minimize as notas conforme as for terminando ou abra novas anotações que seguirão o progresso conforme a página é rolada para baixo.

O que você precisa

  • Adobe Acrobat ou Reader 8
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article