A ansiedade pode acelerar o metabolismo?

Escrito por barb nefer | Traduzido por débora sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Normalmente, a ansiedade é um sentimento desagradável. Você passa de se sentir normal, ou mesmo relaxado, a um estado de agitação. Seu corpo subitamente fica em estado de alerta e preparado para agir. Pode parecer que estar ansioso deve aumentar o metabolismo, pois esse é um sentimento muito ativo. Ironicamente, ele tem o efeito contrário. Para entender isso, é preciso conhecer um pouco o propósito da ansiedade e seus efeitos físicos e psicológicos.

Outras pessoas estão lendo

Definição

A ansiedade é um estado de consciência no qual o instinto de uma pessoa de "lutar ou fugir" é acionado. Ele garante que ela está fisicamente pronta para lutar ou fugir de uma situação ou inimigo perigoso, causando mudanças físicas no corpo. A resposta de ansiedade é a mesma, independentemente se a ameaça for real ou for percebida de forma incorreta.

Efeitos psicológicos

Embora a ansiedade geralmente seja desagradável, por vezes ela pode manifestar-se como agitação. No entanto, ela é mais comumente apresentada como uma forma de medo ou antecipação temerosa. Eventualmente, ela pode levar a sentimentos de indiferença emocional. Essa é uma resposta de autoproteção que ocorre antes que a ansiedade possa se tornar insuportável. Uma ansiedade contínua pode levar a problemas de memória e de concentração.

Efeitos físicos

A ansiedade provoca vários efeitos físicos concretos. Os mais comuns incluem um coração acelerado, respiração rápida, boca seca, pontadas na cabeça, sudorese, tremores e diarreia. A longo prazo, a ansiedade pode comprometer o sistema imunológico e causar cãibras musculares e problemas com o colesterol e os níveis de açúcar no sangue.

Efeitos metabólicos

À primeira vista, parece que a ansiedade elevaria o nível metabólico de uma pessoa devido aos seus efeitos "ativos", incluindo um coração acelerado e uma respiração rápida. Na realidade, de acordo com o Inner Health Studio, ela tem o efeito contrário. A ansiedade retarda o metabolismo, pois desvia os recursos do corpo das funções, como a digestão, para a preparação para lutar ou fugir. O sangue é afastado do sistema digestivo e de outros órgãos e é canalizado para os músculos. A concentração de gordura no sangue aumenta para estar disponível para uma energia rápida. O metabolismo atrasa, pois já não é a prioridade do corpo.

Prevenção

É possível evitar uma desaceleração do metabolismo prevenindo a ansiedade. Se você não conseguir fazê-lo sozinho, um terapeuta pode ajudá-lo. Em casos graves onde a ansiedade está interferindo com a vida cotidiana, um psiquiatra pode receitar medicamentos anti-ansiedade, conhecidos como benzodiazepínicos. Normalmente, eles aliviam a ansiedade em 30 a 60 minutos. Já que seus efeitos são tão imediatos, é possível tomá-los quando sentir um ataque chegando, ou no meio de um episódio. Entretanto, esteja ciente de possíveis efeitos colaterais, que incluem fadiga e sonolência. Seu pensamento pode ficar confuso e sua coordenação pode parecer um pouco prejudicada. Não dirija depois de tomar esses medicamentos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível