Tecnologia

Antena de conexão Wi-Fi feita em casa com prato de antena parabólica

Escrito por justin mitchell | Traduzido por lucas calazans
Antena de conexão Wi-Fi feita em casa com prato de antena parabólica

Utilize o prato de sua antena parabólica antiga para criar uma conexão Wi-Fi em casa

John Foxx/Stockbyte/Getty Images

Acredite ou não, você pode facilmente construir sua própria antena Wi-Fi em casa. Um grande e popular método para fazê-lo é usar um prato de antena parabólica para construir uma antena biquad. Uma vez configuradas, estas antenas têm um forte ganho de 11 dBi e podem facilmente captar a frequência padrão para internet sem fio de 2.4GHz.

Outras pessoas estão lendo

Componentes necessários

A antena biquad consiste em um prato, o biquad, um refletor, um pedaço de tubo de cobre e um cabo coaxial. Obviamente, o ponto mais importante é o prato, que é muito barato e fácil de encontrar — verifique em materiais antigos ou sucatas e também em sites como eBay e MercadoLivre. Além disso, você vai precisar dos materiais para construir o componente homônimo, o biquad. O biquad é um pedaço de fio de cobre de 1,5 mm dobrado em duas formas de diamantes: em essência, duas formas de quatro lados — daí o nome "biquad". Cada um dos lados dessas formas deve ter 30,5 mm de comprimento e, assim, você terá que começar com 244 milímetros. Este elemento é colocado em um refletor, ou em um pedaço de placa de circuito de cobre, com cerca de 123 mm x 123 mm. Um tubo de cobre com comprimento de 50 mm é necessário para montar o biquad para o refletor, bem como um pequeno pedaço de CNT-400 ou LMR-400 de baixa perda coaxial para enviar o sinal ao receptor. Ao conectar todas essas peças, você precisará de um ferro de solda e, para o tubo de cobre, você pode precisar de maçarico a gás de algum tipo. Você deverá ter uma furadeira para fazer um furo no refletor e talvez um alargador para ajustar o tamanho.

O procedimento de montagem

Comece fazendo o refletor e polindo o pedaço de placa de circuito. Seria uma boa ideia fazer bordas de 30 mm na parte superior e inferior do refletor, mas não é algo estritamente necessário. Pegue o tubo de cobre e corte um entalhe em uma das extremidades com cerca de 2 mm de profundidade e cobrindo metade da circunferência. Faça um furo no centro, através do qual o tubo de cobre passará confortavelmente, e ajuste com um alargador, se necessário. Solde o tubo na placa de circuito, de forma que ele se estenda por cerca de 16 milímetros. Tenha certeza que a fenda esteja no mesmo lado em que estará o biquad. Para fazer o biquad, endireite o comprimento de 244 mm de fio da melhor maneira possível, dobrando-o ao meio em um ângulo de 90 graus. A partir do ponto médio de cada metade, faça outra curva de 90 graus, proporcionando um formato de um "M" ou uma onda. Agora, lentamente, faça curvas de 90 graus adicionais, até que você tenha duas formas quadradas. Limpe as curvas e meça cada lado para garantir que eles estejam o mais próximo possível de 30,5 milímetros. Solde o biquad no tubo de cobre, encaixando o centro dele no encaixe do tubo de modo que não toque na superfície. Isto é muito importante! Pegue o cabo coaxial e tire cerca de 30 mm do material que cobre os fios do cabo. Trance os fios de volta no interior e, em seguida, corte a parte de cobre, de modo que cerca de 4 mm estejam para fora. Coloque o cabo coaxial dentro do tubo e coloque a parte de cobre do cabo coaxial em contato com o centro do biquad. Solde-os. Pegue o conector coaxial e fixe o cabo e a outra extremidade do tubo de cobre, de modo que não se movam. Finalmente, termine a outra extremidade com um conector N. Agora, você pode colocar o biquad no prato e conectar o cabo coaxial a qualquer aparelho de recepção que você tem. Aproveite sua Wi-Fi!

Dicas adicionais

Você pode adicionar duas bordas de 30 mm ao refletor, caso deseje. Elas podem ajudar a reduzir a radiação a partir das abas traseiras do prato. Tenha certeza que as medidas de seu biquad sejam o mais precisas possível. Isso é muito importante para a captação de sinais. Você pode usar o interior de um fio elétrico para construir o biquad, se desejar — eles têm o diâmetro ideal.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media