O que é uma antena VHF?

Escrito por adrian grahams Google | Traduzido por eduardo horst maidana
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é uma antena VHF?
As antenas VHF recebem sinais de rádio e televisão (Michael Blann/Digital Vision/Getty Images)

Olhe sobre os telhados das casas na maioria das ruas de bairros residenciais e você notará antenas fixas em telhados e paredes de casas e blocos de apartamentos. As antenas recebem ondas de rádio de alta frequência, utilizadas para transmitir sinais de comunicação. VHF, ou Very High Frequency (frequência muito alta, em português), é uma das faixas de frequência de rádio. Ela é comumente usada para transmissões de televisão, rádio FM e também para comunicação de duas vias da polícia e de outros serviços de emergência. As antenas VHF recebem sinais nessa faixa e os transmite para o aparelho de televisão ou rádio conectado.

Outras pessoas estão lendo

Tipos

As antenas VHF vêm em uma variedade de tipos e estilos, dependendo do propósito. As antenas para televisão variam de grandes estruturas de metal nos telhados, feitas de uma série de barras verticais e horizontais ao redor de uma estrutura central, às pequenas antenas internas, com duas hastes verticais articuladas. As antenas para rádio também vêm em vários formatos e tamanhos, desde as antenas telescópicas de metal até um longo fio de metal coberto de plástico. Os dispositivos para comunicação de duas vias geralmente incluem uma pequena antena VHF em forma de ponta saindo do topo do aparelho.

Função

O propósito da antena VHF é receber o sinal dos transmissores de televisão ou rádio. A antena é projetada e construída para funcionar em frequências específicas. Ela colhe o sinal do ar e o envia a um equipamento receptor que contém o sintonizador, necessário para transformar a informação do sinal em áudio e/ou vídeo. Os sinais VHF decaem com a distância, portanto uma antena maior é necessária em lugares distantes dos transmissores de rádio ou TV.

Características

As antenas VHF recebem sinais na faixa de 30 a 300 MHz. Isso é dividido em diferentes bandas, alocadas para diferentes propósitos. Por exemplo, a polícia e os serviços de bombeiros utilizam bandas diferentes das transmissões de rádio FM e televisão. As antenas VHF para televisão recebem sinais em duas bandas: de 54 a 88 MHz, canais 2 a 6; e 174 a 216 MHz, canais 7 a 13. Cada antena VHF é construída para receber a banda apropriada na faixa VHF.

Considerações

As considerações chave para uma boa recepção de sinal de rádio ou televisão com uma antena VHF incluem a capacidade de força de sinal da antena, também conhecida como "ganho", e sua direcionalidade. Antenas VHF internas de baixo ganho recebem um sinal adequado em locais de 8 a 16 km do transmissor de televisão. Se você mora mais longe do que isso, considere uma antena VHF direcional de alto ganho, instalada externamente e apontada na direção do transmissor de TV. Para recepção de estações locais de rádio, um antena telescópica simples, reta ou helicoidal será capaz de receber um sinal forte.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível