on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como fazer uma antena de wi-fi com papel-alumínio

Atualizado em 17 abril, 2017

Se você estiver pensando em construir uma antena de wi-fi ou aumentar o sinal de uma, pode usar papel-alumínio para isso. Esse material geralmente é feito de alumínio e não estanho, atuando como um espelho que dirige o sinal wireless para o receptor. Uma antena feita com papel-alumínio pode reforçar o sinal para um notebook posicionado em outro ambiente, inclusive em outro andar, longe de roteador. Essa estratégia ajuda a poupar o dinheiro que seria gasto na compra de um repetidor de sinal comercial.

Instruções

Uma antena de papel-alumínio pode poupar seu dinheiro (wrinkled foil image by Igor Zhorov from Fotolia.com)
  1. Desenrole um quadrado de papel alumínio de 30 cm². Deixe-o o mais liso possível para que reflita melhor o sinal quando a antena estiver construída.

    Loading...
  2. Cubra o lado fosco do papel-alumínio com cola. Espalhe-a uniformemente nas bordas e tenha cuidado para não rasgar ou dobrar o alumínio conforme aplica.

  3. Cole o quadrado de papel-alumínio em um pedaço de cartolina ou outro papel similar. Estique-o uniformemente para garantir que fique bem aderido ao papel.

  4. Corte o papel-alumínio e a cartolina em forma de um longo retângulo, de aproximadamente 15 cm de largura e 23 cm de altura.

  5. Dobre o papel-alumínio e a cartolina em uma forma parabólica côncava com o lado brilhante no interior. Essa estrutura servirá para refletir o sinal.

  6. Corte dois buracos na parábola, do tamanho da largura de um lápis, localizados na metade da extensão da altura e a 5 cm de cada lado.

  7. Acrescente estabilidade estrutural à parábola criando uma viga de suporte. Enrole uma tira de cartolina formando um tubo ligeiramente menor do que a largura de um lápis e cole-o através dos dois furos feitos na parábola. Depois disso, a parábola deve se parecer com a forma de um "D", com o rolo de papel representando a parte longa reta e a curva parabólica, a parte arredondada. Use fita adesiva para prender as extremidades do tubo à cartolina.

  8. Coloque a parábola sobre a antena de wi-fi em seu roteador e direcione-a para o notebook para o qual deseja enviar o sinal. Fixe-a anexando o suporte de papel com fita adesiva. Ela renderá 9 decibéis de impulso do sinal.

Loading...

Dicas

  • Uma parábola maior proporcionará um impulso maior de sinal. Sendo assim, aumente sua estrutura, conforme necessário.

O que você precisa

  • Papel alumínio
  • Cola bastão
  • Cartolina
  • Tesoura
  • Fita adesiva

Referências

Loading ...
Loading ...