Antibióticos para cães com sarna

Escrito por colleen o'brien | Traduzido por natalia fernandes
Antibióticos para cães com sarna
Antibióticos seguros para cães com sarna (drugs image by Alexey Klementiev from Fotolia.com)

Em geral, os veterinários têm dois tipos de abordagens para tratar cães com sarna, que é uma doença de pele causada por ácaros parasitas. É importante removê-los e tratar a pele infeccionada e inflamada por causa da coceira excessiva. Há muitos antibióticos eficazes e seguros, que podem ajudar a curar a pele. Veja com o veterinário qual a melhor opção de tratamento para seu animal de estimação.

Amoxicilina

A amoxicilina é um antibiótico à base de penicilina, normalmente usado em infecções bacterianas. É administrado por via oral, em forma de cápsulas e a dosagem mais comum é de 5 mg, por 10 kg de peso corporal, a cada 12 horas. Esse antibiótico não mata os ácaros, mas trata os problemas de pele. É rapidamente absorvido e se espalha facilmente por todo o corpo, proporcionando um alívio ao animal. A amoxicilina não deve ser administrada em cães alérgicos à penicilina. Os efeitos colaterais são geralmente leves e podem incluir náuseas, vômitos, perda de apetite e diarreia. Os efeitos secundários menos comuns são taquicardia, respiração ofegante, inchaço facial ou erupção cutânea.

Cefalexina

A cefalexina é um antibiótico de amplo espectro, prescrito para tratar infecções de pele causadas por bactérias. Ele não vai tratar uma infestação por ácaros, mas vai ajudar a limpar os problemas secundários da pele e impedir que as bactérias se espalhem. Ela é uma boa opção se o cão for alérgico à penicilina. A administração é feita por via oral, duas vezes ao dia, e não se deve interromper o tratamento até se ter certeza de que a infecção esteja totalmente curada. Se você esquecer de dar uma dose, espere até a próxima dosagem programada, pois a superdosagem pode causar efeitos colaterais graves, como fraqueza muscular e convulsões.

Cefpodoxima

A cefpodoxima é um antibiótico conveniente e eficiente, que ajuda a matar bactérias e tratas infecções por estafilococos. Se o seu cão tem dificuldades em engolir comprimidos ou se você gostaria de dar os medicamentos com menos frequência, essa droga é uma ótima opção, pois é administrada somente uma vez ao dia. Deve ser tomada com alimentos para uma melhor absorção. A cefpodoxima vem em um comprimido revestido, que ajuda a torná-lo mais fácil de engolir. A incidência de efeitos secundários, tais como vômitos e diarreia são muito baixos.

Lincomicida

A lincomicida é um antibiótico específico para infecções bacterianas na pele, cura as feridas e é usado quando outras drogas não são mais eficazes, pois a infecção está mais resistente. É absorvida rapidamente e de forma eficiente para uma cura rápida. A administração é feita por via oral e em forma de comprimido. Os efeitos colaterais podem incluir diarreia, edema facial e febre. Como acontece com todas as drogas, diga ao veterinário quais outros remédios seu cão está tomando, para determinar possíveis interações medicamentosas.