Mais
×

Antibióticos para peixes

Atualizado em 17 abril, 2017

A presença de bactérias e parasitas é relativamente comum tanto em peixes de água doce quanto em peixes mantidos em aquários. O uso de drogas e medicações para tratar essas doenças é geralmente aceito como a maneira mais eficaz. Muitas dessas medicações usadas para promover a saúde dos peixes têm nomes conhecidos em relação aos esforços de combater doenças e manter a saúde geral desses animais.

Os peixes são vulneráveis a uma variedade de doenças bacterianas que exigem o uso de antibióticos conhecidos para o tratamento (fish image by JASON WINTER from Fotolia.com)

Amoxicilina

Comumente conhecida pelos veterinários e donos de animais de estimação, este antibiótico amplamente usado é eficaz no tratamento e no controle das bactérias pseudomonas e aeromonas, que comumente afetam os peixes. Descoberta por cientistas nos Laboratórios de Pesquisa Beecham, em 1972, a amoxicilina é considerada muito eficiente contra bactérias gram-positivas, apesar de demonstrarem algum efeito sobre as gram-negativas.

Ampicilina

Este antibiótico é usado para tratar o hospedeiro de infecções bacterianas comumente encontradas nos peixes. A ampicilina foi originalmente desenvolvida como um antibiótico do tipo penicilina considerada eficaz contra a propagação de bactérias gram-positivas. Ela é destinada apenas ao uso em peixes ornamentais e de aquário.

Cefalexina

A cefalexina é um antibiótico amplamente usado no tratamento de aquários. Ela age interrompendo a formação da parede celular das bactérias. Essa ação geralmente resultará na ruptura dessa estrutura bacteriana, reduzindo sua capacidade de sobrevivência. Para muitos donos de animais de estimação, a cefalexina pode também ser usada no tratamento de infecções do trato urinário, feridas cutâneas e infecções no ouvido de cães. Como ocorre com muitos antibióticos usados para cuidados de peixes, ela pode ser comprada na maioria dos pet shops, no escritório do seu veterinário e pela Internet.

Metronidazol

O metronidazol é um medicamento antiparasita usado no tratamento de infecções causadas por protozoários, como os problemas no ângulo e a doença da mancha branca marinha, em várias espécies de peixes. Como regra geral, ele é principalmente indicado apenas para uso em peixes ornamentais e de aquário. Esse antibiótico bastante conhecido é também considerado eficaz no tratamento de peixes de água doce capturados com o parasita Giardia.

Tetraciclina

A tetraciclina é usada no tratamento de doenças de peixes, como a doença Gill, popeye e a podridão das barbatanas e da cauda. Esse antibiótico é considerado eficaz contra infecções causadas por bactérias gram-negativas. Historicamente, a primeira patente desse medicamento amplamente utilizada foi emitida em 1950. No entanto, estudos envolvendo as múmias egípcias indicaram grandes quantidades de tetraciclina presente no organismo de ancestrais escavados.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article