Saúde

Antibióticos para o tratamento de prostatite

Escrito por joni padua | Traduzido por ronaldo moretti

A prostatite é uma patologia comum, definida pela Academia Americana de Medicina da Família (AAFP) como um amplo espectro de doenças, que vão desde infecção bacteriana aguda a síndromes de dor crônica, sendo que todas envolvem a inflamação da glândula prostática. Os sintomas comuns de prostatite incluem aumento da frequência urinária, dor na região da virilha e dor durante a micção. As opções de tratamento para a prostatite bacteriana abrangem vários tipos de antibióticos.

Outras pessoas estão lendo

Sulfametoxazol e trimetoprima

O sulfametoxazol e trimetoprima (SMZ-TMP) é o antibiótico mais frequentemente utilizado como agente de primeira linha no tratamento de prostatite. A duração da terapia varia de duas a quatro semanas, dependendo do tipo de prostatite sob tratamento. A AAFP indica que o SMZ-TMP cura até 71% dos pacientes que necessitam de antibióticos. De acordo com Drugs.com, os efeitos colaterais da SMZ-TMP incluem perda de apetite, diarreia, náuseas e vômitos. As pessoas alérgicas à sulfa não devem receber este medicamento.

Fluoroquinolonas

Uma classe de antibióticos altamente eficazes, fluoroquinolonas incluem ofloxacina, norfloxacina e ciprofloxacina. Eles são mais comumente utilizados por pacientes que não conseguem melhorar adequadamente ou responder ao tratamento com o SMZ-TMP. O tratamento pode durar de quatro semanas a seis meses, dependendo do tipo de prostatite. As fluoroquinolonas têm efeitos colaterais mais graves do que o SMZ-TMP. A reação adversa mais comumente relatada é a aflição gastrointestinal; ruptura de tendões e tendinite são os efeitos mais graves. Em julho de 2008, o órgão regulador dos EUA, Food and Drug Administration, exigiu que os fabricantes de medicamentos com fluoroquinolona incluíssem um aviso nas bulas alertando os pacientes que a tendinite e ruptura do tendão são efeitos colaterais graves. Eles recomendaram que os médicos informassem os pacientes sobre os sintomas, que incluem inflamação, inchaço e dor no tendão. Caso esses sintomas sejam observados, os pacientes devem parar de tomar o antibiótico, evitar qualquer exercício usando o tendão envolvido e consultar imediatamente o médico.

Tetraciclinas

Outra classe de antibiótico utilizado no tratamento de prostatite é a tetraciclina, com doxiciclina sendo a mais comumente prescrita. A duração do tratamento geralmente varia de duas a quatro semanas. Os efeitos colaterais comuns dessas drogas incluem descoloração dos dentes e sensação de queimação na garganta. Segundo o site Drugs.com, crianças menores de 8 anos de idade não devem receber tetraciclinas, pois podem causar aparência amarelada ou acinzentada permanente nos dentes. Os pacientes devem evitar cuidadosamente o uso de doxiciclina vencida, pois ela pode causar danos aos rins.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media