Mais
×

Anticoncepcional causa alterações de humor?

Atualizado em 17 abril, 2017

Cada tipo de controle anticoncepcional tem seus efeitos colaterais e riscos que precisam ser considerados antes do tratamento. O tratamento hormonal, como a pílula ou injeção, são os métodos mais comuns que causam alterações de humor.

Um dos efeitos colaterais do anticoncepcional é a alteração de humor (EvgeniaSh/iStock/Getty Images)

Anticoncepcional hormonal

O anticoncepcional hormonal previne a gravidez ao enganar o sistema reprodutivo, fazendo-o pular um processo importante necessário para a gravidez. O hormônio liberador de gonadotropina é impedido de estimular o resto do sistema reprodutivo para se preparar para uma gravidez.

Anticoncepcional hormonal engana o corpo para impedir a gravidez (crankyT/iStock/Getty Images)

Efeitos colaterais

Efeitos colaterais do anticoncepcional variam para cada mulher. Segundo o artigo "Anticoncepcional hormonal pode mexer com seu humor" da revista Health, os efeitos mais comuns incluem náusea, dores de cabeça, maciez nos seios, mudanças de humor e baixa libido.

Os efeitos colaterais variam para cada mulher (Fuse/Fuse/Getty Images)

Significância

Segundo um estudo realizado pelo professor Jayashri Kulkarni da Escola de Psicologia, Psiquiatria e Psicologia da Universidade de Monash, mulheres que ingeriram um contraceptivo oral possuem mais chance de desenvolver depressão do que as que não fazem o tratamento.

Mulheres que ingerem contraceptivos orais tem mais chance de desenvolver depressão (Wavebreakmedia Ltd/Wavebreak Media/Getty Images)

Tipos de controle hormonal

A pílula, ou contraceptivo oral, é o método mais comum de anticoncepcional hormonal pra mulheres. Porém outros métodos incluem o NuvaRing, injeções, adesivos para a pele, implantes e DIUs.

A pílula é o método anticoncepcional hormonal mais comum (Sergey Tumanov/iStock/Getty Images)

Considerações

Os efeitos do anticoncepcional hormonal são reversíveis. Se você apresentar mudanças de humor muito severas ou depressão é melhor alterar o método de controle. Fale com seu médico para descobrir qual é a melhor opção para seu caso.

Você pode reverter os efeitos do anticoncepcional hormonal (belchonock/iStock/Getty Images)
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article