Saúde

O que são os anticorpos anti-tireoglobulina?

Escrito por dr. melissa nelson | Traduzido por raissa oliveira
O que são os anticorpos anti-tireoglobulina?

Anticorpos são glicoproteínas

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

As doenças da tiroide são relativamente comuns. Se um médico suspeitar de problemas na glândula, amostras de sangue serão analisadas por uma série de indicadores. Estes incluem testes para anticorpos peroxidase anti-tireoide (anti-TPO), para o hormônio estimulador da tireoide (TSH) e para os níveis de hormônios tireoidianos (T3 e T4) no sangue. Um outro teste para detectar problemas do tipo é a mensuração dos níveis de anticorpos anti-tireoglobulina. Níveis significativos desses anticorpos podem indicar uma série de doenças da tiroide e pedem por uma avaliação mais aprofundada do funcionamento da glândula.

Outras pessoas estão lendo

Definição de anticorpo

Um anticorpo é uma molécula de proteína que é produzida em células chamadas linfócitos sanguíneos. Os linfócitos são estimulados a produzir anticorpos quando substâncias estranhas, chamadas antígenos, estão presentes. Cada anticorpo só é ativo contra um tipo de antígeno. Ele se combinará com o antigênio, formando um complexo para torná-lo inativo. Às vezes, o corpo cria anticorpos contra seus próprios órgãos. Um exemplo disso é o anticorpo anti-tiroglobulina.

Anticorpo anti-tireoglobulina

Os anticorpos anti-tireoglobulina podem ocorrer caso a glândula tiroide seja ferida ou torne-se inflamada. Quando esses anticorpos estão presentes, podem levar à sua destruição. A tireoglobulina é produzida somente nas células epiteliais da glândula tireoide. O iodo combina-se com o aminoácido tirosina, que está presente na tiroglobulina, para produzir dois hormônios da tiroide, a tiroxina e a tri-iodotironina. Elas são necessárias para quase todas as atividades metabólicas do corpo.

Doenças da tireoide

Um teste positivo para anticorpos anti-tiroglobulina pode se dever a uma série de condições, mais comumente a doenças primárias como a tireoidite de Hashimoto, o hipotireoidismo, a doença de Graves, a tireotoxicose, o mixedema ou o câncer de tiroide. Eles também podem ser aumentados devido a outras condições, tais como a diabetes ou o lúpus eritematoso sistêmico. A gravidez também pode aumentar os níveis desses anticorpos no sangue. Além disso, eles podem estar presentes em pessoas aparentemente saudáveis e é difícil prever se elas desenvolverão doenças da tiroide.

Infertilidade

Os anticorpos anti-tireoglobulina também têm sido associados à capacidade de engravidar. Mulheres com altos níveis dessas proteínas que estejam tentando engravidar podem sofrer abortos ou tornarem-se inférteis. O anticorpo anti-tiroglobulina pode interferir com a implantação do embrião no útero. A razão pela qual isso ocorre não está clara, mas pode se relacionar com genes de doenças auto-imunes.

Câncer de tiroide

Os níveis de anticorpos anti-tireoglobulina são monitorados de perto nos casos de câncer de tiroide. Eles são freqüentemente verificados após a cirurgia para a retirada da glândula cancerosa. Os níveis também são monitorados após o tratamento com iodo radioativo, que também é realizado em casos de hiperatividade da glândula tiroide.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media