Por que a antropologia é importante?

Escrito por jessica cook | Traduzido por agatha lopes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que a antropologia é importante?
Antropologia (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Antropologia é o estudo de várias culturas humanas no mundo atual e ao longo da história. De acordo com a Universidade do Havaí no Hilo, antropologia "enfatiza na comparação entre grupos humanos para entender a amplitude da variação do conhecimento humano e biológico, e considera, portanto, o que é ser humano". Isso é importante para nós como seres humanos para entendermos as nossas origens e também as culturas do mundo a fora.

Outras pessoas estão lendo

Vínculos linguísticos

A antropologia tem vários ramos. A Antropologia linguística estuda a linguagem e como essa se desenvolveu e evoluiu ao longo do tempo. Isso é importante para nos ajudar a entender como a linguagem se relaciona com outra e como os humanos se comunicam ao longo do tempo. Através do estudo da antropologia linguística, os antropólogos são capazes de explicar as relações entre as línguas e as diferenças nas maneiras em que várias culturas humanas usam e manipulam as palavras e a linguagem.

Conexões culturais

O povo de uma cultura pode ter práticas comuns que as pessoas de outra achariam desagradáveis ou estranhas. Por exemplo, em algumas culturas as pessoas comem carne de alguns animais que em outras culturas, são considerados animais de estimação.

Benefícios econômicos

Nos dias de hoje, pessoas de várias culturas se comunicam e fazem negócios regularmente. A existência da antropologia é essencial para o mundo por esse motivo. Através do estudo da antropologia, um executivo dos Estados unidos, por exemplo, pode aprender as tradições e valores da cultura japonesa antes de visitar o Japão para uma viagens de negócios. Aprendendo sobre a cultura, ele pode se preparar melhor para realizar bons negócios enquanto está lá.

Importância interdisciplinar

Há outras disciplinas que estudam a humanidade. Biologia estuda o corpo humano, história estuda as ações das culturas humanas do passado, e a literatura estuda as escrituras de vários povos. Entretanto, cada uma dessas disciplinas fornecem apenas uma pequena parte do entendimento da humanidade. Antropologia combina essas disciplinas de uma maneira geral para entender os humanos e o mundo em que eles vivem. Dessa maneira, ela é importante por sua capacidade de sintetizar o aprendizado de outras disciplinas em um compreensível panorama sobre o que é o ser humano.

Curiosidade

Os seres humanos são criaturas naturalmente curiosas. Nós queremos saber de onde viemos, como evoluímos como espécie e para onde podemos ir. Queremos saber como as outras pessoas são parecidas e diferentes das que conhecemos. A antropologia responde essas perguntas para a humanidade. Isso nos dá uma visão sólida de nossas origens e da mistura de diversas culturas humanas na grande jornada da vida, desde o início de nossa existência até os dias atuais. Desse modo, ela também pode nos ajudar a entender mais sobre o local onde nossas culturas estarão no futuro, porque, nós prevemos o futuro com base no crescimento do passado e no progresso.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível