Antropometria relacionada com projeto arquitetônico

Escrito por brooke bowers | Traduzido por pina bastos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Antropometria relacionada com projeto arquitetônico
A antropometria está envolvida em quase todos os aspectos do projeto de espaço arquitetônico (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

A antropometria lida com medidas e proporções do corpo humano e a antropométrica é o estudo comparativo dessas medidas. O uso dessas práticas na arquitetura significa que os projetos precisam se ajustar ao corpo humano, em vez de pessoas se ajustarem ao prédio. As dimensões humanas inspiram as dimensões do prédio.

Outras pessoas estão lendo

Âmbito do conforto

Para que as pessoas fiquem tão confortáveis quanto possível em um prédio, as dimensões dos cômodos têm de se ajustar às dimensões dessas pessoas dentro deles. Isto quer dizer que é preciso ter certeza de que os tetos têm altura suficiente, que os vãos das portas e o saguão de entrada têm largura suficiente e que os cômodos são grandes o suficiente para acomodar as pessoas dentro deles. Para isso, os arquitetos têm de levar em conta alturas e larguras médias dos empregados de uma companhia, depois acrescentar uns dez centímetros na altura e na largura para se assegurar de que todo mundo pode andar pelo prédio confortavelmente.

Exigências de espaço

Outro método de usar antropometria no projeto arquitetônico é usar os tamanhos humanos para estimar o volume aproximado de espaço necessário para vários móveis nos locais de estar. Por exemplo, ao projetar quartos de dormir, você tem de verificar se há bastante espaço para uma cama, um conjunto de armários e uma mesa de cabeceira dentro do quarto. Para se certificar de que há espaço suficiente em áreas residenciais, você tem de pensar em todos os elementos necessários, como cadeiras, armários, computadores e pias de uma casa.

Prédios e variantes

Juntamente com o tamanho apropriado dos quartos e do espaço para os móveis, você também tem de planejar para as finalidades do prédio. Se está projetando um hospital, tem de verificar se há espaço suficiente nos saguões de entrada para macas e pessoas acompanhando-as andarem rápida e confortavelmente. Se o prédio é uma área pública, rampas para portadores de deficiência, de acordo com as normas oficiais, e banheiros também têm de ser incluídos no projeto . Deveria haver, também, espaço suficiente para que os mais velhos conseguissem andar bem; os elevadores também deveriam estar no projeto, tanto para os mais velhos quanto para os portadores de deficiência.

Dificuldades

As dificuldades de se usar antropometria no projeto arquitetônico são que você deve incorporar muitos elementos diferentes. De acordo com The Hindu, jornal nacional indiano, "O tamanho do corpo humano varia baseado na idade, sexo, raça e até fatores socioeconômicos. Qualquer tentativa direta de padronizar dimensões pode não refletir as verdadeiras necessidades das exigências espaciais. Ao mesmo tempo, muitos detalhes minuciosos sobre as dimensões humanas podem ser úteis só para os gostos dos desenhistas de moda, maquiadores artísticos, cabeleireiros e outros e não para arquitetos e decoradores de interior". Os arquitetos devem pensar nas dimensões humanas enquanto o indivíduo está em movimento e participando de diferentes atividades.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível