Mais
×

Como aparar as asas de um periquito

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Manter as penas de voo de periquitos cortadas é uma importante medida de segurança. Com apenas as penas primárias aparadas, o seu periquito pode planar e pousar com segurança, no entanto, não pode atingir a altura ou distância que lhe permitiria escapar ao ar livre. Limitando a capacidade de voo de uma ave também torna o redor da casa mais seguro, onde aves voando podem bater em janelas, espelhos e se prejudicarem de outras formas.

Instruções

Aparar as penas de um periquito ajuda a mantê-lo em segurança (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

    Instruções

  1. Estude a anatomia externa geral da asa da ave. Olhando para a asa esquerda da ave do topo em uma posição estendida, as longas penas na extrema esquerda são as penas primárias. Diretamente acima dessas está a plumagem primária. Entre as penas primárias e o corpo da ave são as penas secundárias. As penas primárias são o que você irá cortar.

  2. Segure a ave na palma da sua mão com as costas dela contra a palma da sua mão. Você também pode envolver a ave delicadamente em um pano macio ou toalha pequena, especialmente se ele não está acostumado a ser segurado e contido.

  3. Estenda a asa, segurando-a com os dedos por trás da ave e com o seu polegar na frente dela.

  4. Corte as penas primárias abaixo da plumagem primária cortando de forma uniforme em uma linha suave. Corte cerca de oito ou dez penas do periquito, ou todas as penas primárias.

  5. Repita o procedimento na outra asa. Corte as duas asas de forma idêntica de modo que a ave será capaz de planar suavemente.

  6. Solte a ave e deixe-a voar por alguns minutos para se certificar de que ela é capaz de planar suavemente. Se ela não for, ajuste o corte para deixar as duas asas iguais.

Dicas

  • Faça que um manipulador de aves experiente ou um veterinário demonstre o aparo das asas para você antes de tentar fazê-lo sozinho. Isso fará que a experiência de corte seja mais fácil para você e seu periquito.
  • Se você usar uma toalha para segurar a ave, escolha uma cor clara. As cores brilhantes podem assustar o periquito.
  • Tente ter uma pessoa para segurar a ave e outra para fazer o corte, se for muito difícil segurar e cortar ao mesmo tempo.

Aviso

  • Não corte a plumagem primária. São essenciais para o crescimento das penas, e cortá-las pode resultar em um dano considerável das penas e desconforto para sua ave.
  • Não apare as penas de voo secundárias. Essas são as que a ave usa para planar e aterrissar.
  • Não corte uma pena se você ver sangue no eixo. Estas penas sanguíneas não podem ser aparadas.

O que você precisa

  • Pequena toalha ou pano em uma cor clara
  • Cortador de unhas de gato ou pássaro, ou tesoura sem ponta afiada
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article