×
Loading ...

Como aparar o pelo do seu cachorro

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Se você tem um cachorro que parece um pouco despenteado ou desgrenhado, cortar o pelo dele em casa pode ser uma maneira rápida e barata de dar uma limpada na aparência. Cortar pode ser um pouco difícil se você nunca fez isso, mas, se molhar o pelo, pode deixá-lo mais fácil de manusear. Aprenda a cortar o pelo do seu cachorro depois de um bom banho, para dar uma aparência melhor.

Instruções

Mantenha o cabelo longe dos olhos do seu cachorro com um corte regular feito em casa (naughty dog image by MichMac from Fotolia.com)
  1. Escove bem o seu cão para remover os pelos em queda e os nós. Se os nós estiverem difíceis de desembaraçar, pode ser necessário cortá-los fora. Dê um banho em seu cachorro e seque-o com a toalha para que ele não fique pingando água.

    Loading...
  2. Passe a escova em seu cachorro mais algumas vezes para amaciar nós que podem ter se formado durante o banho. Isso também ajudará a relaxar o seu cão para o corte, pois você nunca deve cortar o pelo de um cachorro que esteja ansioso ou agitado.

  3. Passe a orelha do seu cão através de seu indicador e de seu dedo médio, até que o cabelo que se estende além da orelha fique entre seus dedos. Corte o excesso de cabelo no comprimento desejado. Tenha cuidado para não cortar perto demais da orelha e machucá-lo. Apare o excesso de pelos ao redor das orelhas também.

  4. Examine o pelo ao redor dos olhos do seu cachorro. Se há pelo caindo por cima dos olhos, pegue uma parte dele entre os dedos, com a palma da sua mão na direção do rosto do seu cachorro, e corte o pelo que passar do outro lado da sua mão, para conseguir o comprimento desejado.

  5. Apare quaisquer pelos ou tufos mais longos no queixo ou no focinho de seu cão. Mantenha o pelo ao menos um centímetro mais longo, para evitar cortar perto demais da pele. Segure o cabelo entre os dois dedos com a palma virada para seu cão, passando o pelo através dos dedos até que alcançar o comprimento desejado e, então, corte o excesso.

  6. Examine as patas do seu cão em busca de qualquer tufo de pelo que se estenda além das patas que e unhas. Segurando a pata em uma mão, apare o pelo em excesso. Evite cortar entre as unhas e perto das almofadas das patas.

  7. Começando a partir do topo das costas e descendo, passe o pelo de seu cão entre seus dedos, cortando o excesso, como você fez antes, para conseguir o comprimento desejado. Esse processo é um pouco mais tedioso e pode ser necessário pulverizar o pelo com uma garrafa de água para mantê-lo úmido.

  8. Vire seu cachorro de barriga para cima e apare os pelos do peito dele do mesmo modo como fez com as costas. Não corte os pelos da barriga se eles já forem pequenos e finos.

  9. Segure o rabo do seu cachorro e prenda com a mão os pelos que passarem além do osso e corte. Se o cachorro tem o pelo curto no rabo, pule esse passo, para não correr o risco de cortar o osso do rabo do seu cachorro.

  10. Deixe o pelo de seu cão secar completamente e, então, examine-o para verificar se alguma área ficou irregular, aparando quando necessário. Escove o seu cachorro mais uma vez para remover os pedaços soltos de cabelo.

Loading...

O que você precisa

  • Escova de pentear para cachorros
  • Tesoura para cortar cabelo
  • Xampu de cachorro
  • Toalha

Referências

Loading ...
Loading ...