O cuidado natural dos cascos defende o aparamento com base na estrutura real do casco do cavalo, permitindo assim que o mecanismo de casco funcione de forma mais eficiente. Cavalos selvagens verdadeiros nunca têm seus pés aparados e vivem bem, mas as condições de vida e as atividades dos cavalos domésticos não imitam as de seus parceiros selvagens, que podem percorrer de 16 km a 32 km por dia em busca de comida e água. Na ausência de tais condições, os proprietários devem desempenhar o papel da natureza. Dê a seu cavalo uma "aparada natural" a cada três ou quatro semanas, para assegurar uma ótima saúde e desempenho.
Instruções
-
Limpe a pata com uma picareta de cascos. Remova toda a terra e entulhos, incluindo qualquer sujeira acumulada na ranilha.
-
Exponha a linha branca onde a parede do casco encontra a sola. Raspe toda a sola quebradiça e comprida demais para longe desta linha. Comece no dedo do pé e raspe em direção ao calcanhar usando uma picareta de casco ou, se necessário, uma faca de casco. Cuidado para não aparar a sola viva (que é firme e elástica, e não em pó e facilmente raspada).
-
Use pinças para remover chifres de casco que tenham crescido demais. Comece no dedo do pé e vá ao longo da parede do casco, dando uma volta em cada calcanhar. Apoie uma lâmina das pinças de casco plano na sola. Mantenha esta posição, sem dobrar, conforme você começa a encurtar o casco, definindo a lâmina um pouco acima da linha branca em sua parede exterior, para evitar um corte muito profundo.
-
Apare as paredes, se necessário. Deixe-as niveladas com o calcanhar, ao invés da sola. Deixe a ranilha e o calcanhar se desgastarem naturalmente através do contato com o solo.
-
Grose a borda recém-cortada do casco. Alise as bordas e remova o excesso de onde o comprimento for superior a 3 cm. Verifique se o calcanhar está nivelado ou um pouco acima da ranilha, se o meio está nivelado ou ligeiramente mais curto que o calcanhar e que os dedos e se a sola está passiva (não carregando peso) em relação à parede do casco.
-
Conclua uma aparação natural colocando um rolo de mustangue na borda externa do aro do casco. Use uma grosa de casco, indo de cima para baixo (não para cima e para baixo), arredondando as bordas da parede do casco em um ângulo de 45 graus, para evitar que ela se desfaça. Fique a 6 cm de distância da linha branca em todos os momentos, para evitar o enfraquecimento da parede do casco e a redução de sua capacidade de suportar o peso do cavalo.
-
Remova quaisquer protuberâncias na parede externa do casco. Grose-as com o lado áspero da lima até que a superfície do casco esteja uniformemente nivelada. Termine com o lado fino da grosa em um movimento de vai-e-vem nas laterais ao longo do contorno da parede exterior do casco.