Mais
×

Como aparar o chifre de ovelhas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Chifres de ovelhas são ocos, com base em osso e se ligam ao crânio do animal. Todos os carneiros -- ovelhas machos -- têm chifres, assim como várias ovelhas fêmeas. Diferentes dos chifres de outros animais, eles tendem a se curvar. A maioria dos criadores opta por não remover completamente os chifres, salvo em caso de problemas de saúde relacionados aos mesmos. Por último, aparar o chifre dos animais torna muito mais seguro lidar com as ovelhas.

Instruções

Chifres de ovelhas tendem a se curvar (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  1. Antes de tudo, determine se os chifres do seu animal precisam ser aparados ou não. Embora não exista nenhum tamanho a partir do qual o chifre deve ser encurtado, se o animal está com dificuldades de comer ou o chifre está muito próximo da sua face, a ponto de ferir os olhos, pode ser uma boa hora para apará-lo. Outra situação na qual se aconselha o aparo é quando sua ovelha está agindo agressivamente, usando seus chifres para machucar outros animais ou seres humanos.

  2. Distraia o animal com comida ou carinhos. É aconselhável haver duas pessoas presentes para realizar o processo, a fim de manter o animal mais calmo e evitar acidentes. Uma pessoa deve alimentar o animal, enquanto a outra apara os chifres.

  3. Use a serra tico-tico para serrar lentamente o topo do chifre, sendo sempre mais seguro aparar pequenos comprimentos ao invés de remover o chifre de uma só vez. Essa estratégia ajuda a evitar que as suas ovelhas se cortem com os próprios chifres ou que o animal entre em pânico. Ainda, embora elas não tenham terminações nervosas nos chifres, elas sentem os empurrões e puxões e podem se estressar. Por último, a área mais próxima do crânio pode ser sensível, então evitar aparar os chifres muito curtos.

  4. Corte verticalmente os chifres se eles estiverem crescendo muito próximos a face. A estratégia ideal é cortar o lado do chifre mais próximo dos olhos e boca, deixando o restante o mais intocado possível.

  5. Lixe as pontas dos chifres quando terminar de cortá-los para evitar que eles quebrem, lasquem-se ou machuquem outros animais.

Aviso

  • Se os chifres aparentarem ter uma infecção, estiverem inchados ou causando dor ao animal, não os apare você mesmo. Procure ajuda imediata de um profissional especializado.

O que você precisa

  • Serra tico-tico
  • Lixa
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article