Mais
×

Como aparar os cílios de um cão

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Algumas raças de cães têm sobrancelhas e cílios rebeldes e indisciplinados, que devem ser cortados de vez em quando, caso queira que o cão se pareça com um cão de concurso de beleza ao invés de um vira-lata de rua. Os schnauzers são especialmente conhecidos pelas sobrancelhas de crescimento rápido, assim como alguns yorkshire terriers e cocker spaniel. Deve-se ter muito cuidado ao cortar os cílios do cão para não cortar acidentalmente o olho do animal com a tesoura. Dependendo do temperamento do cão, o procedimento pode ser rápido e sem problemas, ou pode levar mais de uma hora.

Instruções

Deve-se ter muito cuidado ao cortar os cílios do cão para não cotar acidentalmente o olho do animal com a tesoura (BananaStock/BananaStock/Getty Images)
  1. Peça a alguém para segurar o cão durante o processo de corte, caso ele não colabore. Do contrário, coloque uma coleira nele para que seja possível segurá-lo firme, enquanto apara os cílios.

  2. Separe os cílios penteando-os para a frente com um pente de sobrancelha pequeno. Faça isso devagar e com cuidado para não machucar o cão ou puxar os cílios.

  3. Corte os cílios em um ângulo a partir do canto externo do olho em direção ao nariz, utilizando um pequeno par de tesouras. Se o cão se mover bastante, recue com a tesoura imediatamente. Assegure-se de que o rosto do cão esteja estável antes de prosseguir para aparar os cílios.

  4. Repita os passos 2 e 3 para os cílios do outro olho.

  5. Examine os dois olhos para certificar-se de que os cílios estão iguais. Se não estiverem, continue cortando até os cílios de ambos os olhos estejam iguais.

  6. Penteie os cílios novamente com o pente de sobrancelha para separá-los.

Dicas

  • Os cílios ajudam a proteger os olhos do seu cão da sujeira e dos detritos. Não apare-os, a menos que seja absolutamente necessário para que ele veja melhor ou para a apresentação do cão.
  • Você pode comprar pentes de sobrancelha, tesouras de corte e outros produtos de tosa na maioria das lojas de animais.

Aviso

  • Tenha muito cuidado ao usar a tesoura ao redor dos olhos do cão. Um deslize com a tesoura e você pode cegá-lo. Se cortar o olho do animal acidentalmente com a tesoura, leve-o ao veterinário imediatamente.

O que você precisa

  • Assistente
  • Coleira (opcional)
  • Pente da sobrancelha
  • Tesouras pequenas
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article