on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como aparar os pelos de um collie de pelo longo

Atualizado em 21 novembro, 2016

Os collies são cães de pelagem dupla, cujos pelos estão presente em duas variedades: áspera e lisa. O sobrepelo de um collie de pelo longo é reto e áspero ao toque, enquanto o subpelo é macio e abundante. O pelo áspero do collie atua como um isolante térmico e protege o cão do calor durante o verão, e do frio no inverno. Não é necessário tosar a pelagem muito curta durante o verão. No entanto, por razões de higiene, você pode cortar os pelos que cobrem as partes íntimas, bem como os pelos das pernas e patas.

Instruções

Os collies têm uma abundante pelagem dupla (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Umedeça o pelo do collie antes de pentear e escovar, para não quebrá-lo.

    Loading...
  2. Comece escovando o pelo das pernas do animal. Levante as camadas superiores do pelo e escove o subpelo. Remova todos os pelos mortos da pelagem do seu collie. Esses cães trocam de pelo durante o ano todo e se você não remover os pelos mortos, pode causar nós. Use primeiro uma escova mais macia e depois passe a rasqueadeira por todo o pelo do collie.

  3. Penteie o pelo e procure por pequenos nós. Evite cortar os nós, pois isso deixará falhas no pelo do collie, Caso você não consiga desembaraçar os nós, corte cuidadosamente usando uma tesoura. Tenha cuidado para não cortar a pele.

  4. Apare os pelos próximos à região do ânus, abaixo da cauda, onde os nós costumam se formar com maior frequência. Para isso, utilize uma tesoura ou uma máquina de tosa. Mantenha essa área sempre aparada, para que as fezes do cão não fiquem presas no pelo.

  5. Apare os pelos das partes mais baixas das pernas. O pelo deve ficar curto para não acumular sujeira quando o cão estiver brincando em áreas externas.

  6. Corte o pelo que cresce entre as almofadas da pata usando uma tesoura de ponta redonda. Diversos detritos podem ficar presos nesse pelo, dificultando o caminhar do animal. Outra alternativa é passar pó otológico por todo o pelo e arrancá-lo com movimentos gentis e firmes. Se você arrancar o pelo a frequência do corte diminuirá, pois ele crescerá mais devagar.

Loading...

O que você precisa

  • Rasqueadeira
  • Escova de cerdas macias
  • Pente
  • Tesoura ou máquina de tosa
  • Pó otológico para cães

Referências

Loading ...
Loading ...